Belo Horizonte (MG) ganha novo atrativo turístico

Belo Horizonte (MG) ganha novo atrativo turístico

Atualizado: Terça-feira, 5 Maio de 2009 as 12

No Conjunto Arquitetônico da Pampulha, histórico cartão postal de Belo Horizonte (MG), as obras de Oscar Niemeyer sempre encantaram quem passeia pela orla da Lagoa. A partir de maio, um novo monumento irá reforçar um dos mais importantes atrativos turísticos da capital mineira. Será inaugurado, no Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rêgo, o Memorial da Imigração Japonesa de Belo Horizonte. A inauguração acontecerá no próximo dia 12 de maio.

O Memorial celebra a amizade entre o Estado de Minas Gerais e o Japão, unidos por traços culturais e parcerias comerciais e tecnológicas, apesar de separados por um oceano. O monumento retrata exatamente esse paralelo, com um pavilhão de exposições suspenso sobre um espelho d'água, com acessos laterais feito por duas rampas curvas. Uma rampa representa a Minas Gerais dos ipês brancos e, a outra, o Japão das cerejeiras. O aço da estrutura e o verde do paisagismo convivem em harmonia.

Ao entrar no pavilhão, os visitantes vão se surpreender com o pavilhão de arte contemporânea, espaço concebido artisticamente por Paulo Pederneiras, do Grupo Corpo. Trata-se de uma sala totalmente vermelha, do chão ao teto, realizada com pintura automotiva, que surpreende pela intensidade.

Inovação na capital mineira

Belo Horizonte é um destino reconhecido pelo turismo de negócios e eventos, intensa produção cultural, qualidade na prestação de serviços, além da diversa gastronomia, sintetizando os sabores de Minas Gerais. Com o setor de tecnologia, serviços e comércio em expansão, a cidade cresce, proporcionando desenvolvimento sustentável e oportunidades para todos.

Para os moradores e visitantes, o incremento das ofertas de lazer significa novas possibilidades de vivenciar a cidade, especialmente em se tratando de uma região como a Pampulha, repleta de monumentos projetados por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, reconhecido mundialmente.

Belo Horizonte é a porta de entrada dos turistas no Estado. Quem chegar à capital, seja a passeio ou a negócios, com certeza terá mais um atrativo imperdível para incluir em seu roteiro de viagem a Minas - O Memorial da Imigração Japonesa de Belo Horizonte.

veja também