Bonito e Serra da Bodoquena recebem Seminário Técnico Destino Aventura Segura

Bonito e Serra da Bodoquena recebem Seminário Técnico Destino Aventura Segura

Atualizado: Quinta-feira, 8 Outubro de 2009 as 12

Marcelo Krause As belezas de Bonito (MS) e outros destinos do Brasil fazem parte do Turismo de Aventura As belezas de Bonito (MS) e outros destinos do Brasil fazem parte do Turismo de Aventura

Apresentar os avanços obtidos nos últimos três anos pelos 16 destinos de 13 estados brasileiros contemplados pelo programa Aventura Segura. Fortalecer a articulação das lideranças locais dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura e planejar ações para o futuro. Esses são os objetivos do Seminário Técnico Destino Aventura Segura: Conhecimento, Oportunidades e Negócios, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês, em Bonito (MS). A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo site.

Bonito e Serra da Bodoquena são os primeiros destinos do programa a receber o Seminário, uma ação do programa Aventura Segura – iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae Nacional), e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

O Programa Aventura Segura é o maior projeto de fortalecimento, qualificação e certificação do segmento de turismo de aventura no país. A iniciativa já mobilizou mais de 100 municípios e mais de quatro mil pessoas em ações como oficinas, cursos e seminários.

Atualmente, mais de 170 organizações participam do processo de implementação do Sistema de Gestão da Segurança em suas operações de turismo de aventura. O projeto tem apoio e parceria das Secretarias de Estado de Turismo, dos Sebrae Regionais e das Secretarias Municipais de Turismo dos destinos priorizados.

Entre os resultados esperados com o Seminário estão: geração de oportunidades de negócios para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura e para as atividades turísticas dos destinos; fortalecimento e articulação das lideranças locais; alinhamento e planejamento de ações futuras tendo em vista o desenvolvimento do segmento.

O Seminário Técnico tem dois dias de duração em cada destino e tem na programação várias, reuniões, debates, apresentações e depoimentos de participantes do Programa Aventura Segura.

Destinos do Programa Aventura Segura: Bonito e Serra da Bodoquena (MS); Brotas (SP); Chapada Diamantina (BA); Chapada dos Veadeiros (GO); Fortaleza (CE); Paraná (PR); Florianópolis (SC); Lençóis Maranhenses (MA); Manaus (AM); Recife e Fernando de Noronha (PE); Rio de Janeiro (RJ); Serra do Cipó (MG); Serra dos Órgãos (RJ); Serra Gaúcha (RS); Socorro (SP) e Vale do Ribeira (SP).

veja também