Chattanooga atrai pelos trens e a natureza

Chattanooga atrai pelos trens e a natureza

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

Chattanooga atrai pelos trens e a natureza Abrigada pelos Montes Apalaches e rodeada pelas margens do rio Tennessee, a cidade de Chattanooga, situada a sudoeste do estado, converteu-se em um dos pontos turísticos mais visitados do sudeste dos Estados Unidos. A 215 quilômetros de Nashville (capital do estado), Chattanooga oferece uma infinidade de paragens naturais e lugares turísticos combinados a uma história que a converte em uma das favoritas da região.

Mas talvez o que mais lembre essa pequena cidade é a música Chattanooga Choo Choo de Glen Miller, o chamado Rei do Swing, que criou o principal tema do filme Sun Valley Serenade filmado em 1941 e que ajudou a destacar o nome do pequeno povoado, já que a canção ficou várias semanas na lista das mais tocadas.

Trens: uma paixão

A obsessão dos habitantes de Chattanooga pelos trens se remonta ao fim do século XIX, quando o general Lee depositou suas armas durante a Guerra da Confederação e onde o processo de reconstrução levou o Tennessee a se converter no primeiro estado a regressar à União e a receber assistência financeira para sua reconstrução.

Os planos para reconectar as principais artérias ferroviárias do país ajudou Chattanooga a ser considerada uma entrada importante para o sul dos Estados Unidos e foi assim que em 1909 chegou o primeiro bonde de Cincinnati no novo terminal.

Esse período marcou a idade de ouro ferroviária nos Estados Unidos, especialmente de Chattanooga, que viu passar figuras políticas do porte de Woodrow Wilson, Teddy Roosevelt, William Jennings Bryan e Franklin D. Roosevelt nos 61 anos de duração dessa estação ferroviária.

No total, foram construídas 14 vias ferroviárias onde chegaram a transitar 68 trens a cada dia. Com o tempo, os aviões substituíram os trens e em 1970 o último bonde partiu dessa cidade, culminando seis décadas de glória.

A estação de ferrovias desta cidade é agora um hotel com muita história. O "Chattanooga Cho Cho" deixou de ser um tema de antes para se converter em uma lenda que vive nos 365 quartos deste recinto que inclui 48 apartamentos de luxo construídos em vagões reais.

Mas os primeiros residentes de Chattanooga não eram especialistas em bondes, mas sim caçadores das tribos Cherokee. Calcula-se que em 200 a.C., a nação Cherokee batizou esta região de "Chatanuga" que significa "rocha levantada". Depois, os Creek, os Choctaw e as tribos Shawnee habitaram a área por dois mil anos.

veja também