Circuito das Águas: Boa mesa, história, cultura, saúde e bem estar

Circuito das Águas: Boa mesa, história, cultura, saúde e bem estar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais e por sua biodiversidade, o Circuito das Águas é um dos primeiros que já se ouviu falar no Brasil. Estrategicamente localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Circuito Turístico das Águas é formado por 10 municípios tendo São Lourenço e Caxambu como cidades pólo. São Lourenço é cidade conhecida por suas belezas naturais, águas curativas, clima saudável, sua gente acolhedora e por ter o maior parque hoteleiro do Circuito.

O Parque das Águas é a principal atração da cidade, nele há sete fontes hidrominerais com propriedades terapêuticas especificas: gasosa, carbogasosa, ferruginosa, alcalina, alcalina vichy, sulfurosa, magnesiana, e um lago de 90.000m², balneário para banhos relaxantes e desintoxicastes. Outro de seus atrativos é o tradicional passeio de maria-fumaça até a Estação de Soledade de Minas.

Caxambu, deliciosa estância hidromineral, localiza-se num vale da Serra da Mantiqueira. É da água que vem a historia dessa cidade, cujo nome em tupi teria a tradução mais próxima de “água que borbulha”, em referencia às fontes escondidas nas matas. No tradicional Parque das Águas, estão as doze fontes de águas minerais, cada uma com propriedades químicas diferentes das outras, tendo a maior concentração de águas carbogasosa do planeta.

Na região do Circuito das Águas encontramos também uma paisagem perfeita com cavernas, cachoeiras, corredeiras, cânions e a dádiva da água pura e cristalina, local de contemplação, meditação, repouso e integração com a natureza, a força da Mata Atlântica faz dessa parte de Minas uma das mais belas e ricas. Viajar para este Circuito garante dias de diversão, "boa mesa", saúde, prazer e bem-estar.

São cidades que unem qualidade de vida ao interesse crescente do homem moderno por terapias alternativas e ecológicas.

Dicas de Viagem

Baependi é uma cidade remanescente do ciclo do ouro. Possui muitos atrativos, tanto histórico-culturais e religiosos, quanto ecoturísticos, muitos vêm apreciar suas belezas naturais, visitar suas cachoeiras, fazer trilhas nas montanhas e praticar esportes, como trekking, canyoning, rapel, montanhismo e alpinismo.

Em Cambuquira o vôo livre tem um espaço privilegiado no Pico do Piripau, uma rampa natural a 1.250 metros de altitude, que se abre para o norte e sul e abriga as principais competições nacionais de parapente e asa-delta.

Campanha é a mais antiga cidade do sul de Minas e destaca-se por sua notável expressão cultural: sede da Academia Sul Mineira, do Instituto Histórico e Geográfico “Casa Alfredo Valadão”, da 22ª Subseção da OAB, do Bispado e da Fundação Cultural Campanha da Princesa. Entre as atrações históricas, destaca-se o Museu Regional do Sul de Minas com a Sala de Arte Sacra D. Inocêncio e o Museu “Casa de Vital Brasil”.

Carmo de Minas é uma pequena cidade que conserva a tranqüilidade e o ambiente agradável de sossego e qualidade de vida das cidades do interior de Minas. Sua economia é voltada para o cultivo do café que levou o nome da cidade para o mundo. O Ecoturismo e o Turismo Rural são muito praticados e existem várias fazendas cafeeiras que recebem os turistas de braços abertos.

Conceição do Rio Verde é umas das cidades que representa suas tradições através de encontros de Congadas e de Folia de Reis. A 7 km do centro da cidade, no Parque das Águas de Contendas, encontram-se as fontes hidrominerais: gasosa, ferruginosa, alcalina e magnesiana. Dentro do Parque, vale a pena visitar o monumento denominado “Pedra do Imperador”, que serviu de banco para D. Pedro II quando este visitou a cidade, em 1884.

Em Heliodora, cidade serrana com clima ameno, característico da região, e um estilo de vida bem mineiro e acolhedor, você encontra montanhas, cachoeiras e grutas, com um cenário admirável e em paz com a natureza. Para os praticantes de alpinismo há morros como o Pão de Açúcar, o Pedrão e a Pedra do Ovo.

Lambari é o paraíso dos místicos para quem procura as paisagens das montanhas de Minas para a meditação e integração com a natureza. No Parque das Águas, com piscinas, fontes e duchas de águas minerais com propriedades terapêuticas, encontram-se seis fontes de água: gasosa, alcalina, magnesiana, ligeiramente gasosa (para crianças), ferruginosa e picante. Outras atrações da cidade são: o Cassino do Lago, a fonte luminosa, a Serra das Águas Virtuosas e a Toca da Onça.

Soledade de Minas localiza-se no centro do Circuito das Águas e oferece a seus visitantes a tranqüilidade e a segurança das cidades mineiras, a simpatia e a amizade de seu povo e as delicias de sua cozinha. Como em toda a região, esta iniciando a prática de turismo rural. Destaca-se também por seus trabalhos artesanais de palha a taboa, argila, bordados, mel de alta qualidade e doces caseiros, que podem ser encontrados na Feira de Artesanato da cidade.    

Cidades que integram o Circuito das Águas:

Baependi Cambuquira Campanha Carmo de Minas Caxambu Conceição do Rio Verde Heliodora Lambari São Lourenço Soledade de Minas

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições