Conheça 10 Patrimônios da Unesco no mundo

O UOL listou dez lugares do Brasil e do mundo que são considerados Patrimônios Mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte: Guiame, com informações de UOLAtualizado: quarta-feira, 27 de setembro de 2017 às 12:13

Rio de Janeiro, RJ


(Foto: Getty Images)

O Rio de Janeiro está na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. A entidade considera que as “paisagens cariocas entre as montanhas e o mar são um ambiente urbano excepcional com importantes elementos naturais, indo dos picos da Floresta da Tijuca até o oceano”.

"Neste espaço se destacam lugares como o Jardim Botânico, a estátua do Cristo Redentor sobre o Corcovado e as colinas ao redor da Baía de Guanabara. Tudo isso contribui para a cultura de vida ao ar livre que existe nesta cidade espetacular", elogia a entidade.

Parque Nacional do Iguaçu, Paraná


(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O Parque Nacional do Iguaçu é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. É um lugar que, de acordo com a entidade, “abriga um dos mais impressionantes conjuntos de cachoeiras do mundo, além de ser lar de diversas espécies raras e em risco de extinção. A água das cataratas também contribui para o crescimento de uma densa vegetação”.

As Cataratas do Iguaçu são hoje um dos destinos turísticos brasileiros mais conhecidos ao redor do planeta. E ao redor das quedas d'água, os visitantes ainda podem realizar lindas caminhadas no meio da natureza.

Ouro Preto, Minas Gerais


(Foto: Marcel Vincenti/UOL)

Não é exagero dizer que Ouro Preto é uma das cidades mais lindas do mundo, competindo, em beleza e importância arquitetônica, com muitos destinos consagrados da Europa. A Unesco chama as principais construções do município mineiro de “tesouro do gênio humano” e o considera como Patrimônio Mundial da Humanidade.

“As igrejas barrocas de Ouro Preto exibem esculturas de Aleijadinho, o maior artista do Brasil colônia”, diz a Unesco. Entre os principais atrativos da cidade estão a igreja de São Francisco de Assis (que tem sua fachada e altares laterais trabalhados por Aleijadinho) e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar (com um interior com cerca de 400 kg de ouro).

Costa Amalfitana, Itália


(Foto: Marcel Vincenti/UOL)

Localizada no sul da Itália, a cerca de 70 km de Nápoles, a Costa Amalfitana é um dos destinos litorâneos mais lindos da Itália — e está na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. É uma região que reúne cidades pitorescas construídas sobre colinas e debruçadas sobre o mar Mediterrâneo, em um ambiente mais do que agradável para curtir o verão europeu.

“A Costa Amalfitana é um lugar de grande beleza e diversidade natural. O lugar abriga vilas como Positano e Ravello, que exibem obras arquitetônicas de grande importância. É um exemplo impressionante de paisagem mediterrânea, que se destaca por sua topografia dramática”.

Grande Barreira de Corais, Austrália


(Foto: Divulgação/Tourism Australia)

Mergulhar nas águas da Grande Barreira de Corais é uma das experiências mais marcantes que qualquer viajante pode ter na vida. Trata-se de uma rede de recifes que se estende por cerca de 2.300 km ao longo da costa nordeste da Austrália e que abriga aproximadamente 1.500 espécies de peixes, 400 tipos de corais, seis espécies de tartarugas-marinhas e 30 mamíferos marinhos.

É um mundo aquático que oferece visões impressionantes para o turista, como visto na foto acima (e que também pode ser admirado do ar, em voos de helicóptero realizados na região). Por causa de seu rico ecossistema, a Grande Barreira de Corais é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Angkor, Camboja


(Foto: Getty Images)

A área conhecida como Angkor foi a sede do Império Khmer, que dominou grande parte do Sudeste Asiático entre os séculos 9 d.C. e 15 d.C. No local, que hoje faz parte do Camboja, esta civilização deixou templos que viraram atrações turísticas e são considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco. Faz parte da paisagem de Ankgor o templo conhecido como Angkor Wat (na foto).

Visitar este monumento durante o nascer do sol irá garantir algumas das melhores fotos da sua viagem. “Angkor é um lugar que abriga verdadeiras obras de arte”, diz a Unesco.

Parque Nacional Los Glaciares, Argentina


(Foto: Débora Costa e Silva/UOL)

Localizado no extremo sul da Argentina, “o Parque Nacional Los Glaciares é uma área de beleza excepcional, com montanhas imponentes e diversos lagos, como o Lago Argentino, que chega a ter 160 km de comprimento”, diz a Unesco, que colocou o destino em sua lista de Patrimônios Mundiais. De acordo com a entidade, a visão mais impressionante do parque é a geleira Perito Moreno (na foto), com aproximadamente 60 metros de altura.

“O Parque Nacional Los Glaciares que está recheado de paisagens remotas e encantadoras, em plena região patagônica”, elogia a Unesco. Além das geleiras, os turistas podem explorar florestas que são lar de uma numerosa fauna, que inclui raposas e o cervo conhecido como huemul.

Centro histórico de Praga, República Tcheca


(Foto: Getty Images)

Praga tem um centro histórico que lembra o cenário de um conto de fadas e, por sua beleza e importância arquitetônica, está na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Segundo a entidade, a setor antigo da capital da República Tcheca é uma amostra da “grande influência cultural e arquitetônica exercida por esta cidade desde a Idade Média.

Praga tem muitos monumentos magníficos, como a Catedral de São Vito, a ponte Carlos e inúmeras igrejas e palácios. Trata-se de uma das cidades mais lindas da Europa”. Uma visita à cidade deve incluir um longo passeio pela Praça da Cidade Velha (uma das mais lindas do mundo) e pelas margens do rio Moldava.


Estátua da Liberdade, Estados Unidos


(Foto: Julio Cortez/AP)

Você sabia que a Estátua da Liberdade, um dos mais famosos símbolos dos Estados Unidos, é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco? De acordo com a entidade, o monumento é uma “obra-prima do espírito humano, que junta arte e engenharia de uma maneira extremamente poderosa. Ela deu boas-vindas a milhões de imigrantes que chegaram aos Estados Unidos e se mantém como um forte símbolo de ideais como liberdade, paz, direitos humanos, democracia e oportunidade”.

E uma curiosidade: a Estátua da Liberdade não foi feita na América, mas na França, e foi um presente dado pelos franceses para os EUA no século 19.

Palácio e Parque de Versalhes, França


(Foto: Tatiana Babadobulos/UOL)

O Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris, é um dos mais impressionantes complexos arquitetônicos do mundo — e faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. “Este local foi a principal residência dos monarcas da França entre os reinos de Luís 14 e Luís 16.

Embelezado por diversas gerações de arquitetos, escultores, decoradores e paisagistas, tornou-se um modelo na Europa de como deveria ser uma residência real”, diz a entidade. No palácio e nas áreas ao ar livre que o rodeiam, o turista pode explorar lugares como a luxuosíssima Galeria dos Espelhos e jardins que são verdadeiras obras de arte (como pode ser visto na foto).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições