Estação Solna Centrum, Estocolmo
(Foto: Getty Images)
A cidade de Estocolmo tem dezenas de estações de metrô decoradas por obras de arte de diversos artistas. Muitas delas têm interiores de aparência cavernosa, mas que ganharam vida ao serem cobertas por pinturas, mosaicos e outras expressões artísticas. Talvez a mais bonita delas seja a Solna Centrum (na foto), com seu interior rochoso forrado de vermelho e com plataformas exibindo pinturas na cor verde. A estação Stadion, com um interior azul coberto pela pintura de um arco-íris, também é imperdível.
Estação Komsomolskaya, Moscou
(Foto: Marcel Vincenti/UOL)
Com 12 linhas, o sistema do metrô de Moscou tem o conjunto de estações mais lindo do mundo. Elas começaram a ser construídas nos anos 1930 e, ao dotá-las de tamanha beleza, Josef Stálin queria mostrar ao mundo a sofisticação artística e a suposta prosperidade da União Soviética. Talvez a mais bonita destas estações seja a Komsomolskaya (na foto), cujo interior exibe opulentos lustres, colunas de mármore e ornamentos barrocos. Pague uma passagem e entre lá, mesmo que você não precise pegar o metrô.
Estação Toledo, Nápoles
(Foto: Mario Laporta/AFP)
Caótica e um tanto suja na superfície, a cidade italiana de Nápoles guarda uma surpresa fascinante em seu subterrâneo. Trata-se da estação de metrô Toledo, uma das mais lindas da Europa (e do mundo): suas escadas rolantes são rodeadas por teto e paredes que lembram um céu tomado por estrelas, envolvendo os passageiros em um cenário de sonho. E há muitas razões para você passar por lá: a estação fica na região da Via Toledo, uma rua cheia de lojas, restaurantes e cafés, muita frequentada por turistas.
Estação Zoloti Vorota, Kiev
(Foto: AMY/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
A exemplo de Moscou, a cidade de Kiev (que também fez parte da União Soviética) exibe estações de metrô fascinantes. Uma das mais belas delas é a Zoloti Vorota, localizada em uma região central da capital ucraniana e com interiores que lembram os corredores de um palácio, com arcadas imponentes, lustres e mosaicos retratando a história da Ucrânia e imagens relacionadas à igreja ortodoxa do país. Um dos mosaicos mais bonitos mostra o Arcanjo Miguel, venerado em solo ucraniano.
Estação Formosa Boulevard, Kaohsiung
(Foto: Peellden/Creative Commons/CC BY-SA 3.0)
Kaohsiung é uma das maiores cidades da ilha de Taiwan e, entre suas atrações turísticas, está a estação de metrô Formosa Boulevard, sem dúvida uma das mais coloridas do mundo. O teto de parte do interior do local é coberto por uma estrutura arredondada de vidro com 30 metros de diâmetro, projetada pelo artista italiano Narcissus Quagliata, mostrando elementos da natureza, como aves e animais aquáticos. Batizada de "Dome of Light" (Domo de Luz), a obra de arte traz muitos turistas à estação.
Estação Flora, Praga
(Foto: Che/Creative Commons/CC BY-SA 2.5)
Praga é outra das cidades do Leste Europeu que abriga lindas estações de metrô. Uma delas é a estação Flora, onde as plataformas são forradas por painéis metálicos que produzem interessantes efeitos de luz quando o metrô passa pelo local. Flora faz parte da linha A do sistema de metrô da capital tcheca. Na mesma linha, há outras paradas com design parecido (e que também merecem uma visita), como a estação Muzeum. Os passageiros têm a impressão de estar em um cenário de filme de ficção científica.
Estação Bockenheimer Warte, Frankfurt
(Foto: JCornelius/Creative Commons/CC BY-SA 3.0)
O grande atrativo do projeto da estação Bockenheimer Warte, na cidade alemã de Frankfurt, não está em seu interior, mas na parte externa. A entrada da estação é a réplica de um vagão de trem que parece estar sendo engolido pela calçada (ou que acaba de cair do céu e penetrar no solo). Esta obra de arte leva a assinatura do arquiteto Zbiginiew Peter Pininski, A construção foi inaugurada em 1986 e teria sido inspirada no artista surrealista René Magritte.
Estação Westfriedhof, Munique
(Foto: Martin Falbisoner/Creative Commons/CC BY-SA 3.0)
Servindo a cidade alemã de Munique, o interior da estação Westfriedhof poderia muito bem ser o cenário de uma balada. Na paisagem do local, com paredes de concreto iluminadas por uma estilosa luz azulada, se destacam 11 luminárias com quase quatro metros de diâmetro, que ficam bem em cima das cabeças dos passageiros.
Museum Station, Toronto
(Foto: Tony Hisgett/Creative Commons/CC BY-SA 2.0)
Na cidade canadense de Toronto fica a Museum Station, estação de metrô localizada perto do Royal Ontario Museum, uma das principais instituições culturais do território canadense. E as plataformas do lugar têm paisagens inspiradas no interior dos grandes museus, com réplicas de estátuas egípcias, monumentos de civilizações pré-hispânicas e colunas dóricas. Trata-se de um lugar extremamente interessante para esperar o transporte público. Dentro do Royal Ontario Museum é possível admirar uma série de relíquias da Antiguidade.
Estação Plac Wilsona, Varsóvia
(Foto: Daniel Rumiancew/Creative Commons)
Varsóvia não é o centro urbano mais bonito da Polônia (Cracóvia detém esse posto), mas, na cidade, está uma das estações de metrô mais interessantes do continente europeu: trata-se da estação Plac Wilsona, cujo interior lembra o cenário de um filme de ficção científica. O lugar (principalmente o teto, com formas elípticas) tem um design arrojado, que invariavelmente é fotografado por turistas que passam por lá. Trata-se de uma das principais estações de transporte urbano de Varsóvia: você provavelmente passará por lá em uma visita à cidade.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições