Conheça o Capital Café, Hong Kong

Conheça o Capital Café, Hong Kong

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 11:20

Ninguém vem a Hong Kong em busca de ovos e torrada francesa. Mas uma das experiências mais memoráveis em Hong Kong é jantar num bing sutt (traduzido literalmente, 'sala de gelo’), um café tradicional que serve pratos de café da manhã e bebidas em estilo ocidental o dia todo.

Os bing sutts começaram a aparecer nos anos 1950, fornecendo à classe trabalhadora local um gosto econômico da cozinha ocidental, e rapidamente tornaram-se locais de concentração populares. Até os anos 1980, eles haviam evoluído em geral para cha chaan tengs, restaurantes maiores e mais movimentados que oferecem menus mais caros. Mas o interesse ressurgente em bing sutts resultou numa nova geração buscando captar o espírito original de simplicidade e comunidade.

Um desses acréscimos de-volta-ao-básico é o Capital Café, que abriu no final de 2009 em Wan Chai. O espaço transpira retrô-chique, com assoalhos ladrilhados, mobília de madeira, ventiladores de teto e uma paleta preta e branca suavizada. O menu é similarmente sem luxo, dedicado sobretudo a bebidas e pratos que envolvem pão, ovos, macarrão ou aveia.

Uma visita recente confirmou que o Capital conseguiu realizar o básico corretamente. Os ovos mexidos, acompanhados de torrada e fatias de presunto, eram dourados, macios e úmidos, sem serem líquidos. Minha companhia para o jantar pediu sopa de macarrão com churrasco de carne de porco, que estava ligeiramente insípida, exceto pela carne de porco desagradável ao paladar, embora ele tenha declarado a torrada francesa, que veio bem frita na manteiga e deliciosa.

Os habitantes locais podem ser fanáticos pelo chá de leite em estilo Hong Kong, uma mistura de chá preto e leite evaporado. A versão do Capital é exatamente como deve ser: forte, fragrante e suave.

Quando voltei a encontrar o proprietário, Swadiq Khan, perguntei sobre o segredo por trás dos ovos mexidos. “Bem, o boato popular é que usamos leite de Hokkaido” – leite particularmente cremoso que está na moda entre os restaurantes de Hong Kong – “mas o ingrediente secreto é apenas um ótimo chef. Às vezes, as coisas mais simples são as mais difíceis de fazer bem”.

Uma segunda filial do Capital abrirá em Shau Kei Wan em agosto, no renovado andar térreo de uma velha casa de cômodos que realçará a humilde herança do bing sutt.

Perguntei ao Sr. Khan se ele poderia acrescentar algumas influências modernas ao seu menu. “Vou experimentar uma torrada preta de manteiga de trufa no novo restaurante ”, disse ele.

O ingrediente realmente secreto, contudo, permanecerá o mesmo.

Capital Café, 6 Heard St., Kwong Sang Hong Building, Wan Chai; 852-2666-7766. Refeições prontas, incluindo bebidas, custam de 26 a 36 dólares de Hong Kong, cerca de US$ 3,25 a US$ 4,50, a 7,60 dólares de Hong Kong por dólar americano.

The New York Times News Service/Syndicate

veja também