De férias? Preços de itens de lazer e turismo estão mais caros, revela IBGE

De férias? Preços de itens de lazer e turismo estão mais caros, revela IBGE

Atualizado: Segunda-feira, 12 Julho de 2010 as 3:53

As férias de julho chegaram. Mas, além do descanso, elas também significam mais gastos, tanto para quem vai viajar, como para quem vai ficar em casa. Considerando os preços de alguns itens de lazer e turismo medidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), houve forte elevação nos últimos 12 meses terminados em junho.

Uma passagem de avião, por exemplo, ficou 16,02% mais cara no período. Alugar um veículo, por sua vez, encareceu 2,92% e uma passagem de ônibus interestadual subiu 5,94% no período.

Até quem preferiu ficar em casa deve sentir o aumento nos preços dos itens de lazer. Um ingresso para assistir a um jogo, por exemplo, teve alta de 24,73% nos últimos 12 meses. No período, ir a uma balada ficou 8,90% mais caro e até o aluguel de DVDs encareceu, 4,08%.

Férias caras

Dentre os itens analisados, é possível verificar que, em junho na comparação com maio, houve queda apenas nos preços das passagens dos ônibus interestaduais (-0,38%) e dos combustíveis (-1,09%). No acumulado deste ano, de janeiro a junho, os itens que ficaram mais baratos foram as passagens áreas (-11,09%), as de ônibus (1,65%) e os combustíveis (-2,09%).

Por outro lado, assistir a um filme, no cinema, ou a um jogo, deve pesar mais no bolso. Esses itens subiram 3,38% e 24,32% neste ano. Ir a um clube ficou 6,81% mais caro no período, enquanto que o aumento para ir a uma balada foi de 5,41%. Até quem preferir ficar em casa lendo vai pagar mais caro. Um livro, neste ano, encareceu 3,29%.

Por: Camila F. de Mendonça

veja também