Descubra os encantos das terras potiguares

Descubra os encantos das terras potiguares

Atualizado: Terça-feira, 5 Outubro de 2010 as 1:04

O Rio Grande do Norte é um dos destinos mais procurados quando o roteiro de viagem inclui o Nordeste brasileiro. Motivos não faltam: sol constante, 400 quilômetros de orla com águas límpidas e diversidade de lazer são apenas alguns deles.

Descobrir os encantos das terras potiguares, no entanto, requer no mínimo uma visita aos pontos turísticos considerados "cartões postais" da região, a começar por Natal, a capital do Estado. A cidade do sol, como é conhecida, concentra um pouco de tudo do que o Rio Grande do Norte tem de melhor: boa gastronomia (vale a pena experimentar a típica tapioca), praias urbanas - algumas de fama internacional, a exemplo de Ponta Negra com o Morro do Careca, imponente duna de areia em meio à densa vegetação -, a praia dos Artistas e a do Forte. É nesta última, por exemplo, que está localizada a curiosa Fortaleza dos Reis Magos, monumento em formato de estrela que serviu de proteção às inúmeras batalhas ocorridas em 1598. Hoje funciona como um museu. Além disso, Natal ainda possui hotéis e pousadas com infraestrutura turística e agora o novo Parque Don Nivaldo Monte, com edificações do arquiteto Oscar Niemeyer em 64 hectares de mata atlântica.

Saindo de Natal, a dica é conhecer pelo menos mais três praias: Pipa, Genipabu e Maracajaú. A primeira fica no litoral sul e é conhecida como o ponto de encontro dos jovens do mundo inteiro, abrigando todas as tribos e cores. Tem vida noturna agitada, muitos bares e restaurantes e opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos.

Genipabu, no lado norte, é o "oásis brasileiro", com dunas deslumbrantes, trilhas em buggys e exóticos dromedários. Já Maracajaú é o "caribe" do Rio Grande do Norte.

A 60 km de Natal, o lugar surpreende pelas águas cristalinas e por seus parrachos, recifes de corais que formam piscinas naturais a sete quilômetros da costa e abrigam centenas de espécies da bela fauna e flora oceânica. Para ter acesso aos corais, o turista conta com passeios de barco. Lá também é possível praticar tanto o mergulho snorkeling (com mascara, snorkell e pé de pato) quanto o de batismo (com cilindro).

Se o passeio ao Rio Grande do Norte pedir um roteiro mais cultural, não deixe de ir a Mossoró, a capital do oeste potiguar. A mais cosmopolita das cidades do interior desta região apresenta uma agenda movimentada de eventos o ano inteiro, além de boas oportunidades de negócios por ser um dos municípios de maior potencial econômico do Estado.

veja também