Destinos do Brasil: Barra de São Miguel

Destinos do Brasil: Barra de São Miguel

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 11:11

A Barra de São Miguel é considerada um dos pontos mais frequentados do litoral sul de Alagoas. Margeada pela Lagoa do Roteiro e por uma extensa barreira de recifes, piscinas naturais, bancos de areia em pleno mar (onde se pode caminhar), o principal atrativo são os canais com criadouros de ostras e mariscos. Águas verdes, areias claras e uma piscina natural feita por barreira de recifes a tornam especial. Oferece, igualmente, áreas de mar aberto. Quando a maré está baixa, a água da praia vai pro alto-mar, deixando para trás uma imensidão de praias abertas para o banhista passear e usufruir das diversas piscinas naturais entre as casas e os arrecifes.

Situado na Zona da Mata nordestina, o complexo vegetativo do município rodeia em torno de imensos canaviais totalmente voltados para os interesses econômicos. Ainda assim, são encontradas áreas de cerrado, uma das maiores áreas de restinga do estado e até mesmo os mangues em menor proporção. O maior destaque da área de vegetação do município são os 9 km de Mata Atlântica.

Seu relevo é basicamente constituido por superfície regular, dissecado sob forma de colinas de topo plano, elaborado em sedimentos, pertencentes ao grupo barreiros e, em determinados locais atingem a costa, ocasionando o aparecimento de falésias.

As planícies dos rios São Miguel e Niquim aparecem com destaque, com parte de sua extensão alagada e cordões arenosos paralelo à linha da costa

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Praia do Gunga - As águas mornas e meio esverdeadas, limpas e cristalinas da praia do Gunga compõem uma das mais belas paisagens alagoanas. A areia é fofa e cinza clara. Praia pequena, dentro de uma área particular (fazenda particular de mesmo nome), a Praia do Gunga é de uma beleza singular.

Barra de São Miguel é considerada o maior balneário turístico de Alagoas. As praias de Atalaia, Niquim, Praia Bonita, Praia do Meio, Porto de Vacas, Barra-Mar e Saquarema formam uma belíssima sucessão de praias que encantam os turistas pelo visual paradisíaco. Uma barreira de coral, paralela à praia, mantém as águas tranqüilas e com a temperatura agradável durante todo o ano.

A cidade é cortada pelo Rio Niquim, que chama a atenção pela cor de mel de suas águas. Também fazem parte de suas paisagens: Mangues, ilhas e croas (dunas de areia que ficam expostas com a baixa maré)

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Localização:

Barra de São Miguel fica no litoral sul de Alagoas, a 32 km da capital do estado, Maceió.

Os principais acessos rodoviários são a AL-101 Sul, AL-215 e AL-220.

veja também