Destinos do Brasil: Cabrália

Destinos do Brasil: Cabrália

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 11:34

Cabrália é um lugar especialmente marcado pela história. Suas terras presenciaram a chegada dos primeiros navios lusitanos no litoral brasileiro e até hoje guardam os traços da cultura portuguesa, como a divisão da cidade em duas partes.

Assim como Porto Seguro e Prado, Santa Cruz Cabrália compõe a Costa do Descobrimento. No local, pode-se conhecer o inovador Museu Aberto do Descobrimento, que se estende por 130 km. Praias, vales e trilhas formam o cenário para a exposição permanente de acidentes naturais e riquezas urbanas que contam parte da história brasileira.

Cabrália também ficou conhecida por ter sido escolhida para a celebração da primeira missa do Brasil, em 26 de abril de 1500. Na praça principal em frente à praia de Coroa Vermelha, uma cruz de 13 metros de altura e 5 metros de comprimento esculpida em aço inox homenageia o histórico dia. Todos os anos, no mês de abril, o local também é palco para as comemorações pelo descobrimento do Brasil.

Para quem quer fugir da badalação, Santa Cruz Cabrália tem praias de águas calmas e límpidas. Os coqueirais e a formação de diversas piscinas naturais cativam o visitante em busca de sossego. Em muitos pontos da costa, é possível praticar o mergulho e conhecer as riquezas do fundo do mar. A época ideal para mergulhar por ali é entre dezembro e março, quando as águas estão com temperatura amena e ótima visibilidade. Os lugares mais indicados são os parques marinhos de Recife de Fora e da Coroa Alta, onde peixes coloridos, tartarugas e outras espécies marinhas podem ser vistas com nitidez.

Santa Cruz Cabrália oferece ampla rede de hotéis e pousadas, para qualquer gosto ou bolso. Muitas das opções disponíveis estão localizadas à beira-mar, proporcionando belas paisagens a qualquer hora do dia e um clima agradável à noite. Os pratos mais saborosos da culinária baiana podem ser experimentados nos vários restaurantes da cidade. Bobó de camarão e moquecas de peixe ou de polvo são algumas das deliciosas opções.

Praias

De Arakakaí

Linda praia formada por areia clara e ondas fracas, ideal para o banho e um dia de descanso à sombra das barracas instaladas ali.

De Lençóis

As ondas fortes e o mar agitado dessa praia compõem um belo cenário.

De Mutari

Águas límpidas e com ondas fracas formam essa praia, localizada na foz do Rio Mutari. O lugar é indicado para quem gosta de caiaque.

De Coroa Vermelha

É a praia mais agitada da cidade por ser ponto de saída para diversos passeios. Possui ondas fracas, arrecifes e coqueirais. É nela que se localiza a cruz em homenagem à primeira missa realizada no Brasil.

Ponto do Mutá

As ondas calmas e fracas e os coqueiros que cercam a praia compõem o ambiente ideal para quem quer relaxar à beira-mar. As areias são coloridas pelas diversas barracas de alimentos e comércio espalhadas por ali.

Ilha Paraíso

Banhada pelo Rio São João de Tiba e pelo Oceano Atlântico, a Ilha Paraíso é formada por manguezais, praias e coqueirais. Lá, é possível pescar e fazer caminhadas.

Rio São João de Tiba

O Rio São João de Tiba banha grande parte da cidade e corre pelo manguezal habitado por caranguejos, aratus e garças azuis. Na altura de sua foz, a atração é a belíssima Praia de Santo André. O rio, muito procurado para pesca e a prática de esportes aquáticos, também forma diversas cachoeiras ao longo do seu curso, como a Toma Calção e a Cachoeira Grande.

Arrecifes Boqueirão

Situados entre Santo André e Santa Cruz de Cabrália, na foz do Rio São João de Tiba, esses arrecifes bastante próximos do continente são ideais para a pesca de linha e para o mergulho. Para chegar, o visitante deve tomar um barco no porto de Santa Cruz. O trajeto é curto, com duração de apenas 10 minutos.

Recifes de Araripe e Angaba

Distantes aproximadamente uma hora de barco partindo da costa, são ótimos locais para a pesca submarina e para banho.

Outras atrações

Museu da Cultura Indígena Pataxó

Uma exposição permanente mostra os costumes e o cotidiano dos índios pataxós que vivem na região. Nela pode ser visto, inclusive, o interior de uma oca.

Compras

Terminal Turístico da Coroa Vermelha

Fica na área de Proteção Ambiental da Coroa Vermelha. Nele funciona um espaço para receber os turistas que seguirão para outras praias. Ali há um complexo comercial com dois pavimentos, onde 82 boxes comerciais expõem produtos locais, além de restaurantes, bares e lanchonetes.

Comércio Pataxó

Referência da cultura indígena na cidade, o Comércio Pataxó reúne, em 54 boxes, peças e produtos artesanais feitos e vendidos pelos índios da região. Ali há também uma área reservada para apresentações artísticas da cultura Pataxó.

Grade de produtos

Cultura – Étnico/ Festas populares

Ecoturismo – Caminhada

Esportes – Mergulho/ Pesca Esportiva/

Santa Cruz Cabrália situa-se no Estado da Bahia, na parte nordeste do Brasil. Suas distâncias são:

Salvador: 745 km

Porto Seguro: 23 km

Belmonte: 46 km

Eunápolis: 88 km

Via Aérea: O aeroporto mais próximo fica a 23 km, na cidade vizinha de Porto Seguro. Lá chegam vôos das principais capitais brasileiras.

Via Terrestre: As rodovias de acesso até Santa Cruz Cabrália são a BR-101, BR-367 e BA-001. A cidade mais próxima é Porto Seguro, localizada a 23 km. De lá saem ônibus regularmente.

Via Aérea: O aeroporto mais próximo fica a 23 km, na cidade vizinha de Porto Seguro. Lá chegam vôos das principais capitais brasileiras.

Via Terrestre: As rodovias de acesso até Santa Cruz Cabrália são a BR-101, BR-367 e BA-001. A cidade mais próxima é Porto Seguro, localizada a 23 km. De lá saem ônibus regularmente

veja também