Destinos do Brasil: Chapada dos Veadeiros

Destinos do Brasil: Chapada dos Veadeiros

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 10:07

Localizado no Estado de Goiás, a 250 km de Brasília e a 500 km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pertence a uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil - A Chapada dos Veadeiros, ponto de maior luminosidade visto da órbita da Terra, segundo pesquisa da NASA, devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios.

Criado em 11 de janeiro de 1961 pelo Decreto nº 49.875/61 e ocupando uma área de 65.515 hectares, apresenta clima tropical quente semi-úmido, com temperatura média anual de 24 a 26 graus centígrados, variando entre o mínimo de 4 a 8 graus centígrados e o máximo de 40 a 42. Com altitudes de 600 a 1650 metros, corresponde ao pediplano mais alto do Brasil Central. No ponto mais alto do parque encontra-se a Serra de Santana.

Tanto para aventureiros praticantes de canyoning e rapel quanto para quem quer apenas relaxar e desfrutar de belas paisagens, a Chapada dos Veadeiros pode ser considerada um verdadeiro paraíso, com suas diversas cachoeiras e cânions: Saltos do Rio Preto (120 m e 80 m), Cânions I, II e Cariocas, Cachoeira da Água Fria (50 m), Vale dos Macacos (cânions e cachoeiras), Cachoeira Almécegas (80 m).

Um dos locais mais incríveis da Chapada é o Vale da Lua, com rochas esbranquiçadas, piscinas entre buracos e minigrutas. Não menos belo, mas completamente diferente, é o Jardim de Maytrea, com campos de flores, veredas e buritizais cercados por montanhas.

O principal rio que drena o Parque Nacional dos Veadeiros é o Preto, afluente do Tocantins. Ao longo do seu percurso se encontram várias cachoeiras, entre elas a Salto do Rio Preto, com 120 m de altura e 80 na base do salto, e as Cariocas. De igual beleza destacam-se os Canyons, paredões de até 40 m de altura e vãos de até 300 m.

Cristais de rocha afloram-se do solo, entre a bela flora com variada vegetação do cerrado, composta por matas ciliares, campos cerrados e cerrados abertos típicos, e também por florestas de galeria, onde podem ser encontradas mais de 25 espécies de orquídeas, além de outras como o pau-d'arco-roxo, a copaíba, a aroeira, a tamanqueira, o jerivá, os buritis e o babaçu.

A rica fauna da região abriga espécies ameaçadas de extinção como veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, ema, seriema, tapeti, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, capivara, anta, tucano-de-bico-verde, urubu-rei e o urubu-preto.

Gastronomia:

Matula - Num dos contos de suas Primeiras Estórias (1962), Guimarães Rosa narra a história de um garoto que vê o pai se despedir da família para nunca mais voltar. ""Nem falou outras palavras, não pegou matula e trouxa"", descreve o escritor. A matula que ficou de fora da bagagem era o prato de resistência dos campeiros do final do século XIX, quando eles se lançavam em longas viagens. A iguaria demora cerca de 4 horas para ficar pronta. Conhecida também como feijoada do cerrado, leva feijão branco em vez do preto, além de carne-de-sol, lingüiça, pé e pele de porco, lombinho ou carne de lata. Os miúdos de porco são cozidos em separado. Enquanto isso, o feijão é refogado com alho e cebola. Ao fim, a combinação é servida enrolada numa folha de bananeira. A versão da Chapada é preparada com cúrcuma (açafrão-da-terra), que lhe dá uma cor amarelada, e não leva miúdos de porco.

Compras:

Artigos esotéricos - Paraíso dos Cristais - Av. Ari Valadão Filho, 1173. Tel. 9612-3019, 8h / 21h e Rei dos Cristais - Ari Valadão Filho, 8h / 21h.

Xaropes, sabonetes, óleos, chás e garrafadas (compostos preparados com raízes, ervas e cascas de árvores curtidas no vinho) - Tom das Ervas - R. 11, qd. 8, It. 3 (Setor Planalto).

Licores e geléias - Rancho do Valdomiro - Estrada para São Jorge, 19 km

Localização:

Situada no Estado de Goiás, a 250 km de Brasília e a 500 km de Goiânia.

Dias e horário de funcionamento:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: a visitação é permitida de terça-feira a domingo, das 8h às 15h, a pessoas e grupos limitados, em trilhas autorizadas e sempre acompanhados de um guia local. A entrada do parque fica no Povoado de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso, por estrada não pavimentada.

Como chegar:

Rodoviário - Para chegar até lá, a partir de Brasília, segue-se pela BR-020 até Alto Paraíso, e depois mais 36 km por estrada de terra até a Vila de São Jorge, onde se encontra a entrada do parque. É possível também solicitar um serviço de traslado em agência de turismo ou em operadoras nas cidades de Alto Paraíso de Goiás e Chapada dos Veadeiros

veja também