Destinos do Brasil: Pq Estadual da Pedra Azul

Destinos do Brasil: Pq Estadual da Pedra Azul

Atualizado: Quinta-feira, 28 Abril de 2011 as 9:16

Localizado no município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul foi criado na década de 1990 com o intuito de proteger seu rico conjunto de belezas naturais. O destaque fica por conta da Pedra Azul, que pode ser vista da BR-262, e da Pedra do Lagarto, formação de granito e gnaisse que fica a 1.882 metros de altura. Pedra Azul é um lugar para ser apreciado sem pressa. A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes. A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores. Na fauna local, destacam-se espécies como o macaco-prego, o tatu, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, o tucano, a araponga, o veado-catingueiro, o mão-pelada, o trinca-ferro e o sabiá; além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora predominante na área do parque inclui a vegetação rupestre – que se desenvolve sobre as pedras –, e a Floresta Ombrófila Antimontana – matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude. Destacam-se as orquídeas, as bromélias, os ingás, os cedros, as cássias, os ipês, as canjeranas, e vários tipos de canela. O parque possui três trilhas abertas à visitação pública: Trilha do Lagarto, Trilha das Piscinas e Trilha da Pedra Azul. O acesso a ele é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado do Espírito Santo. As visitas são feitas em grupos de pessoas, acompanhadas por guias e guardas florestais do próprio Parque. Conhecida como a cidade do verde, Domingos Martins é o município mais badalado da serra capixaba. A combinação entre as belezas do parque, a hospitalidade do povo e a arquitetura colonial confere charme especial à região, colonizada por imigrantes alemães e italianos.Localizado no município de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul foi criado na década de 1990 com o intuito de proteger seu rico conjunto de belezas naturais.

O destaque fica por conta da Pedra Azul, que pode ser vista da BR-262, e da Pedra do Lagarto, formação de granito e gnaisse que fica a 1.882 metros de altura. Pedra Azul é um lugar para ser apreciado sem pressa. A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes.

A montanha, que é o principal cartão postal de Domingos Martins, muda de cor de acordo com a posição do sol. Não bastassem as formações rochosas exóticas, a localidade ainda conta com uma variada quantidade de espécies vegetais e animais que enchem os olhos dos visitantes mais observadores.

Na fauna local, destacam-se espécies como o macaco-prego, o tatu, o tamanduá-de-colete, a jaguatirica, o tucano, a araponga, o veado-catingueiro, o mão-pelada, o trinca-ferro e o sabiá; além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora predominante na área do parque inclui a vegetação rupestre – que se desenvolve sobre as pedras –, e a Floresta Ombrófila Antimontana – matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude.

Destacam-se as orquídeas, as bromélias, os ingás, os cedros, as cássias, os ipês, as canjeranas, e vários tipos de canela. O parque possui três trilhas abertas à visitação pública: Trilha do Lagarto, Trilha das Piscinas e Trilha da Pedra Azul. O acesso a ele é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do estado do Espírito Santo. As visitas são feitas em grupos de pessoas, acompanhadas por guias e guardas florestais do próprio Parque.

Conhecida como a cidade do verde, Domingos Martins é o município mais badalado da serra capixaba. A combinação entre as belezas do parque, a hospitalidade do povo e a arquitetura colonial confere charme especial à região, colonizada por imigrantes alemães e italianos.

Trilhas

Do Lagarto

É uma caminhada de 480 metros; dali é possível contemplar o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande.

Das Piscinas

Possui 1.200 metros. De lá se observam nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas.

Da Pedra Azul

Percorre 945 metros, permitindo ao visitante contato direto com um paredão rochoso de 500 metros de altura durante o caminho.

Escalada da Pedra das Flores

Ali o visitante tem contato com as águas de belas piscinas naturais. O acesso é controlado pelo IDAF - Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado, visando a máxima preservação local.

Localização:

Estado: Espírito Santo

Região: Sudeste

População: 30.570 habitantes

DDD: (27)

Como chegar:

Via Aérea: o Aeroporto de Vitória – capital do estado, e distante apenas 50 km – recebe voos diários da maioria das capitais do país.

Via Rodoviária: Domingos Martins fica a apenas 50 km de Vitória, seguindo pela BR-262 no sentido Vitória - Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a BR-101    

veja também