Dois mil turistas evacuados de Machu Picchu, no Peru, por helicópteros

Dois mil turistas evacuados de Machu Picchu, no Peru, por helicópteros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Cerca de dois mil turistas que estavam bloqueados desde domingo por causa de chuvas torrenciais na localidade de d'Aguas Calientes, perto de Machu Picchu, começaram a ser evacuados de helicóptero.

De acordo com o ministro do Comércio e do Turismo do Peru, Martin Perez, um primeiro grupo de 20 turistas, dos 1.954 que se encontram isolados, foi transportado de helicóptero para Ollaytantambo.

Os turistas - europeus, norte-americanos e latino-americanos - serão transportados a pouco e pouco em seis helicópteros militares e da polícia peruana, com destino a Ollantaytambo, de onde seguirão para Cuzco, a Meca do turismo na América Latina.

"Os turistas estão retidos em hotéis, albergues e na estação ferroviária" em Aguas Calientes, de onde parte um comboio para Cuzco, mas ainda há víveres para três ou quatro dias, esclareceu o ministro.

O acesso às ruínas de Machu Picchu e de Aguas Calientes está bloqueado desde sábado devido a uma derrocada de terras, que danificou a via-férrea, a única forma de chegar rapidamente à cidade inca.

Os voos comerciais entre Lima e Cuzco também foram suspensos, causando alguma frustração aos viajantes.

As chuvas que caíram durante o fim-de-semana no sudeste do Peru foram as mais fortes dos últimos 15 anos, de acordo com o serviço de meteorologia peruano.

A região de Cuzco foi colocada em estado de emergência e, pelo menos durante três dias, está proibido o acesso ao célebre local inca.

Além de falta de água em quase metade das habitações, vários rios transbordaram das margens e as águas inundaram cerca de 50 casas e destruíram culturas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições