Economize hospedando-se em albergues

Economize hospedando-se em albergues

Atualizado: Quinta-feira, 4 Fevereiro de 2010 as 12

Economize se hospedando em albergues Imagine poder escolher entre cerca de cinco mil destinos em todo o mundo para viajar, gastando pouco com hospedagem e conhecendo pessoas novas? Hospedar-se em albergues é uma boa alternativa de economizar dinheiro e dar um clima de aventura às suas viagens.

Os albergues são moradias com quartos coletivos, normalmente separados por sexo, com armários e dependências comunitárias, sendo que alguns possuem sala de TV e áreas de lazer. Há ainda, em pequeno número, os que oferecem quartos para casais e famílias.

Eles fazem parte de associações, que organizam e mantêm contato direto com as cerca de cinco mil unidades espalhadas pelo mundo. O ideal é filiar-se à rede para desfrutar da tarifa mais barata, mas a maioria das unidades também recebem turistas não filiados, porém, cobrando um valor maior.

Inicialmente criados para abrigar jovens (por isso, o nome Albergues da Juventude), os albergues foram cedendo espaço às pessoas mais velhas e hoje recebem um público entre 20 e 35 anos. Em geral, não há limite de idade, mas muitos estipulam a idade mínima de 12 anos.

Quem pode ficar

Em geral, os albergues recebem pessoas a partir de 12 anos e não há um limite máximo de idade, mas há exceções, que devem ser verificadas em cada albergue. A diferença principal é que jovens têm desconto no preço da estadia.

Filiação

Se você pretende freqüentar albergues, o ideal é ficar sócio de uma associação, que dá acesso e desconto em todas as unidades participantes. Basta apresentar documento e pagar uma taxa (anual) em torno de R$ 30,00 para receber a carteirinha de sócio. Confira aqui as principais associações.

O que está incluído na estadia

Varia de albergue para albergue. Muitos incluem o café da manhã no valor da diária, que costuma ser mais baixo que hotéis e pousadas, e as demais refeições costumam ser cobradas à parte. A roupa de cama nem sempre está incluída e é preciso pagar taxa extra caso use a do albergue. É bom informa-se antes e se preparar para o caso de imprevistos.

Cuidados, dicas e curiosidades

Um dos pontos principais de ficar em albergues é dividir as mesmas dependências com pessoas estranhas e, muitas vezes, com culturas e costumes diferentes, já que os albergues recebem turistas de diversos cantos do mundo. Para evitar problemas e aproveitar ao máximo, confira algumas dicas:

Faça a reserva antes de ir para um albergue; Verifique bem todas as condições do albergue que você pretende ficar (valor da diária, refeições, segurança, etc); Prefira albergues que disponham de armário com cadeado para guardar seus pertences; Mantenha um bom clima com o(s) companheiro(s) de quarto. Seja discreto e respeite eventuais diferenças entre vocês; Na maior parte dos albergues, é proibido comer, fumar ou beber dentro dos quartos; Coloque uma etiqueta com o seu nome nos seus objetos mais importantes; Qualquer problema, avise a pessoa responsável pelo albergue: A maior parte dos banheiros de albergues são divididos por sexo, mas em cada banheiro, não costuma ter divisórias entre os boxes de banho; Por abrigarem turistas, os albergues possuem informações sobre as principais atrações da cidade; Em algumas cidades do exterior, os horários de entrada e saída do albergue devem ser respeitados; Não espere encontrar mordomos em albergues: cuide das suas bagagens e demais obrigações e necessidades. Principais associações

Existem várias associações que reúnem os melhores albergues do mundo. Para ficar em algum deles, basta se filiar à alguma associação. A Federação brasileira dos albergues da Juventude faz reservas no Brasil e exterior. Abaixo, as principais associações:

No Brasil

Federação brasileira dos albergues da Juventude

Site: www.hostel.msis.com.br

Telefone: (21) 2286-0303

No exterior

Hostelling International

Site: www.hostellinginternational.com

Backpackers

Site: www.backpackers.com

Banana Bungalow

Site: www.bananabungalow.com

veja também