Egito apresenta museu on-line

Egito apresenta museu on-line

Atualizado: Quinta-feira, 16 Abril de 2009 as 12

Conhecer a cultural islêmica ficou mais interativo e acessível. O Governo do Egito elaborou o museu virtual sem fronteiras "Discover Islamic Art" (Descubra a Arte Islâmica). Além de atrair turistas, a nova atração também tem a intensão de orientar e divulgar a cultura islâmica para estudantes do ensino básico e superior. O site (www.discoverislamicart.org) já contém 1.235 peças exibidas em muses de 12 países do Mediterrâneo e 835 sítios arqueológicos.

A segunda parte do projeto foi apresentada nesta quarta-feira, 15 de abril, no Cairo antigo, em um centro cultural no bairro islâmico de Al-Azhar. O diretor do projeto, Mohammed al Nayar, apresentou uma oficina a vários professores de colégios e universidades egípcios para treiná-los no uso do site e deu aulas sobre a cultura da dinastia Omíada (661) até o fim do império otomano (1922).

O site poderá ser lido em inglês, espanhol, francês e árabe. No segundo semestre deste ano será possível fazer excursões virtuais, com duração de metade de uma dia ou um dia inteiro, a uma exibição mamelulaca (1250-1517) no Cairo e no Delta do Nilo.

veja também