Embarcações resgatadas no Paraná podem virar atração turística

Embarcações resgatadas no Paraná podem virar atração turística

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Um resgate atípico, de embarcações que naufragaram longe do mar no interior do país, revelou curiosidades históricas.

Mergulhadores encontraram os barcos por acaso no Rio Paraná, a cerca de 30 quilômetros de Porto Rico (PR). A notícia correu e um empresário organizou o resgate.

As embarcações estavam lado a lado, a 8 metros de profundidade. Dentro estavam talheres, cintos, fivelas, ossadas e muita munição.

São carcaças diferentes com mais ou menos 17 metros de comprimento, quatro de largura, marcas de tiros e alguns mistérios. Segundo historiadores, as embarcações teriam naufragado em 1924, durante um combate na chamada revolta dos tenentes paulistas.

Os barcos, ainda de acordo com os especialistas, desciam o Rio Paraná lotados de soldados revoltosos. A missão era conquistar a região de Guaíra, importante ponto comercial na época. Em um pedaço do rio, tropas federais teriam surpreendido e bombardeado as embarcações.

Agora, as peças vão para um museu e os barcos, para a oficina.

Se a restauração der certo, os dois barcos voltarão para o batente, mas com uma nova missão: levar turistas e um pedaço da história pelas águas do Rio Paraná.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições