Especial África do Sul: North West

Especial África do Sul: North West

Atualizado: Segunda-feira, 17 Maio de 2010 as 11:14

Conhecida como a “Província da Herança”, North West é um destino de férias bastante agradável. Além de oferecer uma emocionante vida animal, tem entre seus atrativos os esportes de aventura e seu rico patrimônio histórico-cultural. Sede da fantástica game reserve de Pilanesberg e de Madikwe, North West tem os famosos “big five” (leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos), uma legião de pássaros e o típico estado de espírito africano. A região foi palco de importantes descobertas arqueológicas, que remontam aos primórdios da humanidade. Atualmente, abriga o famoso Sun City, um complexo hoteleiro especializado tanto nas antigas civilizações perdidas como nos prazeres do mundo moderno. É em Sun City que se encontra o famoso hotel The Palace.

Clima

Os dias de verão, em North West, são bem quentes e ensolarados, com a temperatura variando entre 22ºC e 34ºC. O inverno é relativamente fraco, com temperaturas bastante amenas durante o dia e noites um pouco mais frias. A temperatura no inverno fica entre 15º e 22ºC.

Gastronomia

Um prato muito comum nesta região, bem como em toda a África do Sul é o Potjiekos, com influência da cultura afrikaner (dos sul-africanos de origem francesa ou holandesa), que significa cozinhar numa panela, mas referindo-se à antiga panela de ferro, o potjie. É um tipo de estufado feito com uma grande variedade de ingredientes e temperos em que, além de cozinhar lentamente na panela tapada, têm em comum a adição de um líquido, geralmente vinho ou caldo. Existem receitas de potjiekos de carne, mas também de mariscos ou combinações destes ingredientes. Além de pratos principais, o potjiekos também inclui sopas.

Hospedagem

A província de North West oferece uma enorme diversidade de hotéis que vão desde os mais econômicos, chalés e apartamentos, até hotéis de luxo como o The Palace, em Lost City, considerado um dos mais extraordinários do mundo.

Dicas gerais

Quem vai para os safáris deve levar o mínimo de coisa possível. Isso porque os carros e aviões pequenos têm espaços limitados para as bagagens. Separe uma mala pequena, para o safári, e deixe o resto guardado no aeroporto. Não é permitido levar excesso de peso, nem pagando por isso. Durante o safári, é recomendável falar pouco e baixo.

O que levar

Roupa casual e confortável será de grande utilidade. Casacos e gravatas são pedidos nos restaurantes de hotéis de cidade e em clubes de golfe. É aconselhável levar também sweater para noites mais frias ou um casaco mais quente para os safáris em jipe, por conta de a saída ser de madrugada, evitando também picadas de mosquito e o risco de malária.

veja também