FORTALEZA - Ceará

FORTALEZA - Ceará

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2005 as 12

Cesar Greco

[email protected]

Passear em Fortaleza é também conhecer sua história. Embora moderna, a cidade conservou seu passado, ou seja, museus, igrejas, fortes, praças, estações, o farol, teatros e construções históricas. Além de belas praias e muitos outros atrativos de entretenimento.

A cidade é bastante acolhedora e oferece ao turista várias opções de lazer e estrutura turística completa com bons restaurantes, hotéis, pousadas, bares e muito mais.

O clima de Fortaleza favorece a visitação durante todo o ano. Os dias são bem definidos e faz sol durante quase todo ano, o que permite ao visitante desfrutar das maravilhosas praias da cidade e da região metropolitana de seu entorno. Uma dica bastante importante ao turista é realizar visitas às praias do entorno da cidade. Existem praias maravilhosas de grande beleza natural que atraem a atenção de muitos turistas.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Casa José de Alencar

Casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar, autor de "Iracema". Datada de 1826, conserva ainda hoje estrutura original. No sítio onde está construída o turista pode visitar ruínas de engenho, o Museu Arthur Ramos, biblioteca, pinacoteca e ainda saborear pratos típicos no restaurante do local.

Teatro José de Alencar

Uma das mais importantes edificações da cidade, o teatro foi construído entre os anos de 1908 e 1910. Sua estrutura metálica foi importada da Escócia. Hoje abriga biblioteca e galeria de arte, além de possuir jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

Farol do Mucuripe

Construído pelos escravos entre os anos de 1840 e 1846, o farol foi uma homenagem à Princesa Isabel. Em estilo barroco, atualmente, abriga o museu dos Jangadeiros e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Feirinha da Beira-Mar

Feira de artesanato cearense. Funciona todos os dias a partir das 17h. O turista pode encontrar quadros, garrafas coloridas, redes, rendas etc.

Avenida Beira Mar (Em frente ao Clube Náutico)

Museu do Ceará

Funciona no antigo prédio da Assembléia Provincial, construção de 1871 tombada pelo Patrimônio Nacional.

Dispões de acervo organizado em módulos com cerca de 1.140 peças distribuídas em coleções de Paleontologia, Antropologia Indígena e Mobiliário.

Praia da Barra do Ceará

Nela os portugueses desembarcaram em 1603. Possui ruínas do Forte N. S. dos Prazeres. Com 500 m tem areia clara e fofa com recifes e molhes. Recebe as águas do Rio Ceará. O turista deve verificar com Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a propriedade para banho.

Praia Arpoador, Pirambu, Jacarecanga e Formosa

De areias grossas e escuras. O visitante deve verificar com Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a propriedade para banho.

Praia Iracema

Muito procurada pelo seu famoso pôr-do-sol e vida noturna agitada. É reta com ondas fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Há uma ponte metálica e as ruínas do ancoradouro do antigo porto. Há hotéis, pousadas, bares e restaurante próximo à praia.

Praia Meireles

Sob a sombra de coqueiros, cada trecho recebe o nome dos clubes da avenida Beira-mar: Náutico, Ideal, AABB e dos Diários. À noite tem feira de artesanato e possui concentração de restaurantes e hotéis. Consulte a Semace se própria para banho.

Praia Volta da Jurema

Recebe a juventude e a vida noturna de Fortaleza. Devido às formações rochosas o banho de mar não é aconselhável. Tem pistas de patinação, skate, quadras esportivas e anfiteatros. Há barracas sob os coqueiros que vedem bebidas e petiscos.

Praia Mucuripe

No mirante é possível assistir a volta das jangadas. Com enseada calma, areia clara e fofa, o turista pode avistar jangadas e barcos lagosteiros. Lá está o novo farol e a estátua de Iracema. Possui quadras de esporte e vários hotéis, restaurante e barracas.

Praia do Farol ou Titãzinho

Tem mar ideal para o surfe. Fica próxima ao antigo farol (de 1840 a 1844). Com 100 m de extensão o visitante deve consultar a Semace para propriedade de banho.

Praia do Futuro

Com 8 km de extensão é mais famosa praia da cidade. Começa na Ponta do Mucuripe e termina na foz do Rio Cocó. Possui larga faixa de areia clara e fofa e dunas. O turista deve ter cuidado com as ondas fortes da praia. Há grandes quiosques que oferecem cadeiras, mesas, espreguiçadeiras e duchas de água doce, além, de bebidas e petiscos sem mencionar o famoso caranguejo inteiro.

Praia Caça e Pesca

De areia grossa e escura. Leva o nome de um antigo clube. Próxima a barra do Rio Cocó, de águas barrentas e Poluídas. Tem ondas fracas.

Praia Sabiaguaba

Praia tranqüila com dunas e coqueiros de areia clara, fina e fofa. Há uma comunidade de pescadores e a região rica em ostras.

Jericoacora

Considerada uma das mais belas praias em todo o mundo, Jericoacoara, localizada no litoral oeste de Fortaleza, possui exuberante beleza natural e diversos atrativos turísticos.

Para chegar até lá, o turista deve ir de ônibus ou de carro até Jijoca de Jericoacoara. De Jijoca partem veículos com tração quatro por quatro para vencer os 23 km de dunas até Jericoacoara.

O local foi transformado em Parque Nacional e tem como suas principais atrações, além da magnífica praia, as formações rochosas que recebem o nome de Pedra Furada e Sala de Duas portas, dunas que atingem até 30 m de altura e a Lagoa Paraíso ? a 20 km da vila de Jericoacoara ? ótima opção para banho.

Na vila o visitante hospeda-se em pousadas e pode conferir um pouco da vida noturna do local.

CULTURA DO LOCAL

Folclore

O folclore é outra grande atração de Fortaleza e de todo o estado do Ceará. Danças e folguedos populares são as principais fontes de expressão das tradições e costumes de seu povo, do litoral ao sertão.

As principais manifestações folclóricas do cearense têm suas raízes na fusão de crenças e costumes de brancos, negros e índios dos que lá habitaram.

As mais conhecidas manifestações folclóricas cearenses destacam-se:

Bumba meu-boi ou Boi-Ceará

Cantos e danças de culto religioso ao boi representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século SVI.

Dança do Coco

Originária da cantiga de trabalho dos negros nos engenhos cearenses. Na praia é somente para homens e no sertão é dançada aos pares. Também é dançado em roda.

Torém

Dança surgida por volta do século XVII no Ceará originária dos indígenas Tremembés. O ponto alto da festa acontece quando é servido o "mocororó", bebida bastante forte proveniente da fermentação do caju.

Maracatu

De origem africana, caracteriza-se com um desfile ou cortejo carnavalesco dançante em homenagem aos reis. A frente uma mulher conduz uma bonequinha muito enfeitada, a calunga, ao som de instrumentos de percussão.

Violeiros, Cantadores e Emboladores

Tipicamente nordestina, consiste em manifestação musical que, na maioria das vezes, o artista expressa críticas sociais com muito humor e criatividade.

Reisado

Manifestado por grupo de pessoas que cantam e louvam o nascimento de Jesus Cristo. Os participantes personificam a história da perseguição aos cristãos. De origem ibérica.

Folia de Reis ou Tiração de Reis

Festa popular dedicada aos Três Reis Magos em visita ao Deus Menino. Caracterizado por um grupo de pessoas que visitam amigos e conhecidos tocando, cantando e dançando versos correspondentes a data. Realiza-se a partir de 2 janeiro ou nas vésperas dos Reis (dia 5). É tradicional pedir alimentos e dinheiro para a ceia no dia de N. S. das Candeias (2 fevereiro)

Artesanato

Proveniente da mais genuína manifestação popular, passadas de pai para filhos, as técnicas dos artesãos ainda conservam as características de seus primeiros criadores, os índios que habitavam o território cearense.

De grande criatividade e simplicidade o artesão cearense oferece aos turistas trabalhos de grande beleza, manufaturando peças com técnicas e materiais como renda, labirinto, cestaria e trançado, cerâmica, couro, tecelagem, metal, madeira, artes gráficas e imaginários.

Culinária

Em fortaleza é possível conhecer de perto a rica e saborosa cozinha cearense, que prioriza o peixe e frutos do mar - com o tempero de origem africana.

Entre os pratos de destaque estão a lagosta, o camarão, o camarão ensopado a alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas à milanesa, a casquinha de caranguejo, inúmeras variedades de peixes, além, é claro, de carne-seca, paçoca, baião-de-dois, buchada, sarapatel e muito mais.

MACEDÔNICO

Fortaleza está localizada logo abaixo da linha do equador. Por conta desse fato o crepúsculo e a aurora são muito bem definidos. Devido a sua localização geográfica o sol oferece luz o ano inteiro. Sua costa é banhada pelo Oceano Atlântico e a topografia é predominantemente plana com pequenas elevações. A cidade possui área total de 336 km² e foi fundada em 13 de abril de 1726.

CLIMA

O clima é tropical quente e seco, com temperatura média anual de 27ºC. A umidade relativa do ar em Fortaleza é de cerca de 77%, com chuvas mais freqüentes nos meses de janeiro a julho, atingindo média anual de 1.400 mm.

CURIOSIDADES

Toda a história da cidade começou há 279 anos, com o surgimento de Fortaleza ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira, com uma população estimada em pouco mais de 2.330 milhões de habitantes.

O capitão português Martim Soares Moreno, que iniciou de fato a ocupação de Fortaleza, serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance Iracema de José de Alencar.

Leia também

BONITO - Mato Grosso do Sul SALVADOR - Bahia FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista BELÉM - Pará, turismo e atrativos sem iguais AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes CAMPOS DO JORDÃO - A ótima opção para curtir o friozinho da serra NATAL - Rio Grande do Norte RIO DE JANEIRO - Destino de beleza natural e muito charme FORTALEZA - Ceará  

veja também