Governador Celso Ramos (SC)

Governador Celso Ramos (SC)

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

O Município de Governador Celso Ramos possui mais de 30 praias, baías e penínsulas onde é possível avistar baleias e golfinhos, reservas ecológicas, é um município privilegiado pela exuberante natureza onde se encontra. Com uma população de 12.611 habitantes, possui como principais fontes de renda a pesca artesanal e industrial, com destaque também o Turismo.

Infra-estrutura

Governador Celso Ramos tem um bom parque hoteleiro, contando ainda com pousadas à beira-mar e outras alternativas de hospedagem, todas com excelente atendimento. Na gastronomia, prevalecem os pratos feitos à base de frutos-do-mar.

Atrações Turísticas

Pontos Turísticos

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baía Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está comletamente restaurada e dispõe de boa-infra-estrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.   

Praias

Praia da Armação da Piedade

No ponta de calma enseada está a mais pequena praia escolhida para a construção da armação baleeira em 1743, concluída três anos mais tarde e utilizada para extração de óleo de baleia até o declínio da atividade por volta de 1850. Atualmente é freqüentada por banhistas. A capela e as ruínas da armação baleeira são atrações do lugar.  

Praia de Ganchos

A denominação é comum a três localidades e pode confundir o visitante. A enseada de Ganchos povoou-se em função da pesca, distribuída em três núcleos: Ganchos do Meio (ao centro); Canto dos Ganchos (lado Oeste); Ganchos de Fora (avançando no mar). O Distrito foi criado em 1914, com sede em Ganchos do Meio, onde hoje está localicado o centro urbano de Governador Celso Ramos e o núcleo administrativo - prefeitura e secretarias. É formado por baía repleta de embarcações, inclusive de grande porte apropriadas para captura de sardinha, camarão e outros. O mar compõe belo cenário em contraste com o verde das encostas e com o colorido dos barcos de pesca, que podem ser apreciados nos banquinhos dispostos na calçada da Avenida Ganchos. Mas a água não é propícia para banho.     

Praia de Palmas

É a maior praia de Governador Celso Ramos, e também a mais freqüentada por banhistas e surfistas. Preserva lugares históricos, como os engenhos de cana-de-açúcar e a Casa Grande. É fácil de encontrar serviços de bares e restaurantes. Acesso: do centro de Governador Celso Ramos segue pela SC-410. Depois de Ganhcos, seguir pela direita por estrada não pavimentada.    

Praia da Costeira, Caieira e Fazenda da Armação

Praias com mar calmo e muito freqüentadas por turistas durante os passeios de escunas (destaque para visita aos golfinhos que habitam a região). Na praia da Costeira encontram-se serviços de restaurantes e lanchonetes. Na Fazenda da Armação, ao contrário, não há infra-estrutura. A praia é freqüentada praticamente só pelos moradores. Acesso pela SC-409 não pavimentada.

Praia da Figueira

A praia da Figueira é própria para banhistas, com águas claras e tranqüilas. Acesso através de estrada não pavimentada, 100m à esquerda antes de chegar a enseada da Armação. Segue por esta estrada mais 400m.

Praia de Bananeiras

Na praia de Bananeiras o mar é bastante calmo, ótimo para banhistas. Acesso através dos costões das praias do Tinguá (lado direito) e das Cordas (lado esquerdo).

Praia de Caravelas

Localizada em mar aberto, esta praia possui águas cristalinas com ondas ideais à prática de surf.

Praia de Cordas

Cordas oferece bela paisagem. As águas claras estão sempre mexidas, às vezes com condições para a prática de surf. Poucas casas de veraneio são encontradas no local. Acesso através de estrada não pavimentada, 100m à esquerda antes de chegar a enseada da Armação. Segue por esta estrada mais 400m.

Praia de Fora

Para chegar a deserta Praia de Fora - freqüentada por aventureiros que gostam de bela paisagem e por surfistas - é preciso passar pelos costões do lado esquerdo da praia de Palmas, ou por trilha atrvés da comunidade de Ganchos de Fora.

Praia de Ganchos do Meio

Pequena praia de mar calmo.

Praia do Antenor e Antônio Correa

A praia do Antenor é a mais próxima da Ilha de anhatomirim. O mar é calmo, próprio para banho. Muito freqüntada pelos proprietários de casas de veraneio na região e também pelos visitantes que passeiam de escuna pela região e ficam apenas algumas horas, no máximo um dia. Perto da praia encontram-se serviçoes de restaurantes e lanchonetes. A praia de Antônio Correa também tem águas claras e tranqüilas e praticamente só é freqüentada pelos proprietários das casas ao longo da faixa de areia. Acesso pela SC-409 não pavimentada.

Praia do Porto

Situada em frente a Baía dos Golfinhos, habitat de quase uma centena de animais da espécie tucuxi, só encontrada na região. Geralmente afáveis e brincalhões, oferecem um belo espetáculo para os visitantes que passeiam de barco pela região e para os mergulhadores. Praticamente deserta. Mar tranqüilo.

Praia do Sisal

O acesso para a Praia do Sisal é através dos costões das praias Grande (lado esquerdo) e Ilhéus (lado direito). O lugar tem um valor histórico significativo, uma vez que ali foi a área de sepultamento do insurgentes aniquilados na Fortaleza de Santa Cruz, por ocasião da Revolução Federalista, em 1894.

Praia do Tinguá

Tinguá, onde encontra-se o hotel do mesmo nome, é muito movimentada durante a temporada e deserta o resto do ano. O mar oferece condições alternadas entre calmo e proício para o surf. Acesso: através de quena trilha do lado direito da praia Grande ou através do hotel que fica a 300 m da entrada da praia Grande.

Praia dos Ilhéus

Para chegar a Ilhéus, os únicos acessos são atrvés dos costões das praias de Palmas (lado direito) e Sisal (lado esquerdo) ou por trilha quase em frente ao Hotel Fazenda de Palmas. A praia é deserta e o mar próprio pra surf.

Praia Grande

Praia muito movimentada durante a temporada de verão. Durante a baixa temporada é praticamente deserta. Sobram as várias casas de veraneio fechadas. Oferece ótimas condições para a prática de surf, desde que o vento seja do quadrante leste. No final da avenida que dá acesso a praia encontram-se bares e restaurentes. Acesso pela SC-409 não pavimentada.

Praias de Calheiros e Praia do Canto

Calheiros tem mar tranqüilo muito frequentado por moradores da região de Ganchos. A vista é bonita, com vários barcos de pesca ancorados. O mesmo acontece na Praia do Canto. Acesso: pela rodovia SC-410.

Praias de Magalhães e Henrique Costa

Magalhães é uma praia de águas claras e faixa de areia grossa e pesada. É muito profunda, mas o mar é calmo e atrai banhistas. A praia de Henrique Costa é praticamente particular. O único acesso para a faixa de areia se dá através de residências. Acesso: SC-409, não pavimentada.

Ecoturismo & Natureza

Governador Celso Ramos está situada numa região onde a natureza foi generosa. Inserida na Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, a cidade também tem como atrações a Ilha de Anhatomirim onde está a Fortaleza de Santa Cruz, um dos principais monumentos históricos de Santa Catarina e a Reserva Biológica Marinha de Arvoredo, santuário de espécimes raros da fauna e flora. Além disso, vale conferir a Baía dos Golfinhos e as várias outras ilhas que integram a geografia do lugar, como a do Trinta Réis, a de Palmas, a do Maximiniano e a Ilhota de Ganchos.

Arquipélago do Arvoredo

O Arquipélago do Arvoredo é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro e um dos melhores "points" para mergulho. A Reserva do Arvoredo fica a cerca de 11 km, tanto de Governador Celso Ramos quanto do Norte da Ilha de Santa Catarina. A única forma de ficar na Ilha do Arvoredo, recoberta em sua totalidade pela Mata Atlântica, é se aproximar em uma embarcação. Para isso é preciso recorrer à operadoras de Governador Celso Ramos que fretam barcos. A época mais calma é de janeiro a maio, quando a temperatura e a visibilidade da água chegam às condições ideais. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.800 hectares repletos de tesouros - sítios arqueológicos, históricos e ecológicos. Antigos naufrágios nas reservas aguçam a curiosidade dos mais aventureiros e atrem mergulhadores. Devido ao encontro das Correntes do Brasil e das Malvinas apresenta, ainda, grande diversidade marinha.

Como Chegar

De Carro:

Chega-se a Governador Celso Ramos pela BR-101/SC-410.

veja também