Lapônia: Sol da Meia Noite e Aurora Boreal

Lapônia: Sol da Meia Noite e Aurora Boreal

Atualizado: Quarta-feira, 27 Maio de 2009 as 12

Localizada no extremo norte da Escandinávia, a região da Lapônia abrange territórios da Noruega, Suécia, Finlândia e da Federação Russa, onde habitam os lapões ou povo sami - um dos maiores grupos indígenas da Europa que vive de pesca, caça, agricultura e criação de renas.

Na região é possível encontrar paisagens deslumbrantes, compostas por uma imensidão de florestas, lagos, rios e glaciares que cobrem um terço do território da Finlândia e quase metade da área da Suécia. Boa parte da região está acima do Círculo Polar Ártico, onde ocorrem os fenômenos naturais que tornam a região conhecida mundialmente: o Sol da Meia Noite e a Aurora Boreal.

O Sol da Meia Noite ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, que faz com que a Lapônia passe até três meses no Inverno sem a luz do dia e até três meses do Verão sem que haja noite. Já a Aurora Boreal é provocada por partículas oriundas do Sol, que geram o chamado "vento solar". Este, ao carregar os elétrons dos átomos de oxigênio e azoto da atmosfera gera efeitos coloridos fascinantes.

A vegetação é formada basicamente por coníferas na zona sul e a fauna principal é composta por alces, renas, águias, falcões, ursos, lobos, peixes diversos, como o bacalhau e o salmão.

Enfim, a Lapônia é um destino que encanta seus visitantes com fiordes, montanhas e florestas a perder de vista, além de servir de cenário para a realização de velhas fantasias como andar de trenó puxado por renas ou até mesmo visitar a fábrica de brinquedos do papai noel, a 8 quilômetros ao norte de Rovaniemi, a capital da Lapônia finlandesa.

veja também