Machu Picchu poderá voltar a ser visitada em aproximadamente dois meses

Machu Picchu poderá voltar a ser visitada em aproximadamente dois meses

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

A cidade histórica de Machu Picchu, isolada em consequência das inundações provocadas pelas fortes chuvas no sul do Peru, será reaberta em sete ou oito semanas, "se Deus e o clima permitirem", afirmou hoje o ministro de Turismo do país, Martín Pérez.

"Esperemos que Deus e o clima nos ajude e isso nos permita que em sete ou oito semanas possamos ter novamente os turistas que sempre nos acompanham em Machu Picchu", afirmou o ministro à "Rádio Programas del Perú" (RPP).

Pérez lembrou que as ruínas históricas não sofreram danos, mas a localidade mais próxima dos locais históricos, que se chamava Aguascalientes e passou a ser denominada Machu Picchu Pueblo, sofreu grandes problemas em consequência das inundações e deslizamentos.

As chuvas, que já deixaram 37.973 desabrigados e 20 mortos no sul do Peru, provocaram na semana passada a interrupção da ferrovia que une Machu Picchu Pueblo com a cidade de Cuzco, capital da região, única via de acesso às ruínas incas.

Como consequência, milhares de turistas ficaram isolados na proximidade da cidadela, o que obrigou o Governo peruano a criar uma operação de resgate através de ponte aérea com helicópteros.

Segundo especialistas, as chuvas no Peru podem ter ocasionado perdas de US$ 1,2 bilhões ao país, dos quais US$ 400 milhões seriam relativos a dinheiro de turistas que foi perdido pelas semanas que o acesso a Machu Picchu permanecerá fechado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições