Marinha abre mostra sobre navegadores com réplica da nau do Descobrimento

Marinha abre mostra sobre navegadores com réplica da nau do Descobrimento

Atualizado: Quarta-feira, 2 Setembro de 2009 as 12

A Nau Capitânia, réplica da embarcação usada por Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil, encontrou destino no Espaço Cultural da Marinha, no Centro do Rio.

A partir desta quarta-feira, 2 de setembro, o espaço abre a embarcação para visitação pública, com uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI, chamada "Modelo de Nau dos Descobrimentos".

As informações são da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Nau Capitânia

A Nau Capitânia foi construída para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, mas, por uma sucessão de falhas técnicas, o percurso que a embarcação deveria fazer de Salvador até Porto Seguro, durante as festividades, fracassou.

Exposição "O Brasil, a França e o Mar"

Também nesta quarta, será inaugurada, no mesmo lugar, a exposição "O Brasil, a França e o Mar", como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

A exposição vai mostrar diversos aspectos da influência francesa no Brasil, levando em conta o mar, desde o término das Guerras Napoleônicas até os dias atuais.

Entre os destaques, há um panorama da Baía de Guanabara em 1840, com 4,4 metros de comprimento e 1 metro de altura, pintado pelo Almirante Pâris, pertencente ao acervo da França; instrumentos náuticos de fabricação francesa; modelos de navios de guerra da Marinha do Brasil, que foram construídos na França; e o resultado do trabalho dos hidrógrafos franceses que realizaram, no século XIX, o primeiro levantamento sistemático da costa do Brasil, produzindo cartas náuticas para a segurança do transporte marítimo, o que possibilitou o comércio internacional a partir de 1819.

Complexo cultural da Marinha

O complexo cultural da Marinha no Rio de Janeiro, do qual o Espaço Cultural faz parte, é visitado, por ano, por aproximadamente 200 mil pessoas, sendo que cerca de 40 mil são estudantes. A Marinha disponibiliza ônibus escolares para o transporte de turmas de escolas municipais.

O Espaço Cultural da Marinha fica na Rua Alfred Agache, s/nº, no Centro.

"Modelo de Nau dos Descobrimentos" e "O Brasil, a França e o Mar" podem ser visitados de 3ª a domingo, das 12hs às 17hs. As exposições são gratuitas.

veja também