Museu Egípcio reabre, após um dia fechado por confrontos

Museu Egípcio reabre, após um dia fechado por confrontos

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 9:04

O Museu Egípcio do Cairo reabriu neste domingo (10) as portas aos turistas. Ele tinha sido fechado no sábado (9), por precaução, após os protestos e enfrentamentos na praça Tahrir, região central da cidade, informou comunicado oficial.

O ministro de Estado para as Antiguidades egípcio, Zahi Hawass, declarou que, logo na manhã do domingo, o museu recebeu cinco grupos de turistas.   Como informou o diretor do Museu Egípcio, Tareq al Awadi, as Forças Armadas protegem o ponto turístico e a polícia de turismo está encarregada de fazer a segurança dos visitantes.

No sábado, dezenas de manifestantes jogaram pedras contra o museu, após escutarem disparos na praça vizinha de Abdel Menem Riad, depois de uma discussão entre manifestantes e a polícia, que estava nos arredores do prédio, relatou a agência oficial de notícias Mena.

Inúmeros grupos de manifestantes formaram comitês populares para proteger o museu das agressões, como ocorreu durante a revolução de 25 de janeiro, quando foram registrados roubos no prédio.  

veja também