Na costa sul da Austrália, Adelaide respira liberdade e garante diversão em qualquer época do ano

Na costa sul da Austrália, Adelaide respira liberdade e garante diversão em qualquer época do ano

Atualizado: Quinta-feira, 28 Janeiro de 2010 as 12

Meticulosamente planejada com largas avenidas e cinturões verdes à beira do Rio Torrens, Adelaide exala charme.

Capital do Estado da Austrália Meridional, na costa sul do país, a cidade sempre teve um espírito livre. Foi a primeira a proibir a discriminação sexual e racial, a abolir a pena capital, a reconhecer os direitos à terra aborígene, a dar voto às mulheres e até a legalizar o nado nu.

Adelaide sempre foi autossuficiente - nunca dependeu dos investimentos britânicos - e, a partir do século 19, recebeu milhares de imigrantes europeus, fugitivos religiosos, que ajudaram a formar sua sociedade. Adelaide tem um centro histórico onde tudo e todos querem estar. Para melhorar, qualquer época é boa para visitá-la.

Os dez programas que não podem faltar no seu roteiro quando for a Adelaide:

Art Gallery of South Australia North Terrace. Ônibus: City Loop

As cerâmicas asiáticas são o grande destaque da coleção, que também conta com quadros e outras obras contemporâneas de artistas locais, como Sidney Nolan, Albert Tucker e Arthur Boyd.

National Railway Museum Lipton Street, North Adelaide. Ônibus 151 e 153

O museu tem a maior coleção de locomotivas do país. Entre os 104 itens em exibição, pelo menos 30 são motores. A entrada inclui uma voltinha de trem.

South Australian Museum North Terrace

A maior atração desse museu é a galeria com trabalhos sobre a cultura dos aborígenes. Em exibição, utensílios domésticos, ferramentas, fotografias e até exemplos de comidas.

The Migration Museum 82 Kintore Avenue, North Terrace

O acervo desse museu é inteiramente dedicado à imigração e ao multiculturalismo. Basta clicar nas telas interativas para conhecer as ondas de imigrantes que chegaram ao país e ajudaram a formar a sociedade australiana.

The National Wine Centre of Australia Hackney Road. Ônibus: CityLoop

Dentro desse edifício, que é uma obra arquitetônica, o turista conhece tudo sobre as 53 regiões produtoras de vinho da Austrália por meio de exibições interativas. Não deixe de entrar na Tasting Gallery para fazer degustações.

Adelaide Town Hall King William Street, Central Adelaide

O imponente Town Hall, desenhado pelo arquiteto Edmund Wright e construído no estilo renascentista do século 16, tem encravados em sua fachada os rostos da rainha Victoria e do príncipe Albert. A visita mostra os ambientes do edifício.

Old Adelaide Gaol 18 Gaol Road, Central Adelaide

A antiga cadeia de Adelaide, construída em 1878, é hoje uma espécie de museu e apresenta uma larga coleção de objetos e dispositivos de fuga. Vale a pena fazer o tour guiado.

Ayers Historic House 288 North Tce, Central Adelaide

Ayers Historic House, erguida em 1845,  era a elegante residência do primeiro premiê australiano, Sir Henry Ayers. Hoje exibe móveis, roupas e outros artigos da época. 

Holy Trinity Church 87 North Tce, Central Adelaide

Construída em 1838, essa é a mais impressionante igreja de Adelaide. Na realidade, ela foi a primeira igreja anglicana de toda a região e é a mais antiga sobrevivente na cidade.

The Adelaide Oval É o palco principal dos jogos de críquete, o esporte nacional. Recebe importantes partidas na temporada de verão. O tour guiado leva aos lugares onde os torcedores jamais pensaram em estar.

Não deixe de passear pelos arredores de Adelaide e conferir essas atrações

Heysen Trail A trilha de quase 2 quilômetros acompanha o Rio Torrens e reserva uma linda paisagem natural aos aventureiros.

Adelaide Hills A apenas 30 minutos da cidade, a Adelaide Hills é um destino adorado por turistas que gostam de fugir do agito da cidade. Com trilhas e espaços rurais, é uma ótima dica para um bate-volta.

Kangaroo Island A ilha, a 13 quilômetros da costa, merece a fama que tem. Só aqui moradores e turistas tem uma boa oportunidade para estar em contato com as exuberantes fauna e flora australianas.

The Barossa Valley É a região produtora de vinho mais conhecida do país, com cerca de 60 vinícolas abertas diariamente para receber turistas. Entre e deguste!

Flinders Ranges O parque nacional é considerado um dos mais belos destinos da Austrália e é adorado por turistas aventureiros e também artistas. Vale a visita pelas espetaculares formações geológicas e pelas fauna e flora.

veja também