OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista

OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2005 as 12

Por: Cesar Greco

O turista que visita Ouro Preto tem a nítida sensação de que acabou de realizar uma viagem através do tempo. A cidade conserva a atmosfera colonial do princípio de sua fundação com belos casarões, magníficas igrejas em meio às charmosas ruas de paralelepípedo e ladeiras próprias da típica topografia onde está localizada.

Ouro preto foi palco de grande exploração de ouro e pedras preciosas durante os primeiros séculos de colonização. Por conta do grande movimento de valores a cidade foi alvo de intenso investimento em construções coloniais de característica suntuosas. O turista certamente fica deslumbrado com a beleza e arquitetura da Cidade, que proporciona um ambiente colonial distinto de qualquer outro no Brasil.

Em pleno século XXI, Ouro Preto é uma cidade com o maior conjunto barroco do mundo.

Além de curtir as belezas da cidade o turista terá chance de provar um "cadinho" da rica culinária mineira e ainda conhecer o famoso jeitinho mineiro de receber os visitantes.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar

Uma das mais bonitas e atraentes da cidade, a matriz é quase toda coberta por ouro, contendo cerca de 400 kg do metal e ainda outros 400 kg de prata para ornamentar as talhas, anjos, imagens e adornos da igreja. Possui Museu de Arte Sacra do Pilar.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Foi construída entre 1766 e 1772 pelo pai de Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa. Abriga obras do próprio Aleijadinho, de Manoel da Costa Ataíde entre outros.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

De arquitetura singular foi construída em 1785. Possui imagem de Santa Helena atribuída a Aleijadinho.

Igreja São Francisco de Assis

É datada de 1766 e considerada a mais famosa de Ouro Preto. É avaliada como obra-prima de Aleijadinho, responsável por quase todo o conjunto de ornamentos da Igreja. Mestre Ataíde assina as pinturas do teto do templo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Nela estão enterrados Aleijadinho e seu pai, Manuel Francisco Lisboa. Foi construída entre 1727 e 1746. Abriga Museu Aleijadinho.

Igreja Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz

Possui interior rico e belo, além de guardar os relógios de pedra considerados os mais antigos da cidade. Foi construída entre 1730 e 1790.

Igreja São José

Levou 81 anos para ser finalizada, entre o período de 1730 e 1811. Pertencia à irmandade de vários artistas. Possui obras de Aleijadinho.

Igreja Bom Jesus de Matozinhos

Terminada por volta do ano de 1778 possui obras remetidas a Aleijadinho. Em seu interior há pinturas de Mestre Ataíde.

Além das igrejas, o turista pode visitar os casarios onde moraram figuras importantes da sociedade de Ouro Preto da era colonial, como a casa de Tomás Antônio Gonzaga, ouvidor empossado em 1782, a casa de Cláudio Manuel da Costa, advogado da elite da época, a Estação Ferroviária, inaugurada por D. Pedro II em 1889, a Casa dos Inconfidentes, a Casa da Câmara entre muitas outras atrações.

Dos casarios aos museus o visitante tem opções como: a Escola de Minas, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos, Ludo Museu, o Museu do Oratório, Casa Guignard, Escola de Farmácia etc. Há ainda outros atrativos interessantes como: a Casa da Ópera, a Mina Chico Rei, a Mina Fonte Meu Bem Querer, Mina Velha e muito mais.

Conheça também as cidades próximas a Ouro Preto como: Mariana, Congonhas do Campo, São João Del Rey entre outras boas opções.

CULTURA DO LOCAL

O povo mineiro é conhecido pelo dito popular do "come quieto". A bem da verdade é que os habitantes de Ouro Preto são pacatos, hospitaleiros e prontos no auxilio aos turistas.

A cidade é recheada de causos e lendas que expressão a trajetória dos moradores de Ouro Preto através dos séculos de agitação cultural, artística e arquitetônica enleada a febre do ouro e movimentos políticos de vulto nacional.

Outra característica marcante do município são as comemorações religiosas que povoam a cidade em quase todos os meses do ano. São diversas festas e manifestações populares como autos e folguedos que acontecem entre as belas e misteriosas ruas de Ouro Preto.

MACEDÔNICO

Ouro Preto é uma típica cidade que surgiu do fruto da coragem e ambição dos bandeirantes que, em busca de riquezas, vagueavam Brasil a fora.

A data estimada de descoberta da região onde hoje está a cidade é de 1693 entre 1698. O ouro foi o grande atrativo para os que ali migravam em busca de riqueza e sua exploração causou inúmeros conflitos. Entre 1707 e 1709 paulistas e portugueses protagonizaram a Guerra dos Emboabas. Ambos reivindicavam direitos legítimos de terras e minas.

O ouro foi abundante até os anos de 1750. Em seguida o governo implanta diversas medidas para combater o contrabando e a cobrança de taxas e impostos, acontecimentos que iriam culminar com a Inconfidência Mineira.

Atualmente Ouro Preto tem população estimada de apenas 68 mil habitantes. A principal atividade econômica está ligada ao turismo. Anualmente recebe milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo. Possui boa estrutura de receptividade turística como bons hotéis, pousadas, restaurantes, bares e afins.

CLIMA

Ouro Preto está localizada na Serra do Espinhaço e tem clima tropical de altitude. Nos dias de verão é bastante quente e agradável, mas o visitante não deve esquecer do casaco, a cidade fica em região de montanhas e em dias menos ensolarados faz um pouco de frio. As chuvas concentram-se no período de verão.

CURIOSIDADES

A Casa da Ópera ou Teatro Municipal é o primeiro do Brasil e o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina. Foi construído em 1770 em estilo barroco.

Ouro Preto foi reconhecida no ano de 1980 como Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a Unesco.

Trinta anos depois da chegada dos primeiros exploradores de Ouro Preto havia perto de 40 mil pessoas na região, a maior aglomeração de toda América Latina para a época.

Leia também

BONITO - Mato Grosso do Sul SALVADOR - Bahia FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista BELÉM - Pará, turismo e atrativos sem iguais AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes CAMPOS DO JORDÃO - A ótima opção para curtir o friozinho da serra NATAL - Rio Grande do Norte RIO DE JANEIRO - Destino de beleza natural e muito charme FORTALEZA - Ceará  

veja também