Paris faz lançamento de serviço para aluguel de carros elétricos

Paris faz lançamento de serviço para aluguel de carros elétricos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

Um serviço de aluguel de   carros elétricos   será inaugurado nesta segunda-feira em Paris para oferecer a oportunidade de transitar pela   cidade   de maneira alternativa, poupando o uso do veículo particular.  

O "Autolib" será lançado depois do sucesso do "Vélib", o sistema de aluguel de bicicletas que desde 2007 conta com mais de 150 mil assinantes. As duas   redes   compartilham da mesma proposta: o usuário, pega um veículo em uma das diferentes estações espalhadas pela cidade e depois o devolve em outra. Desta maneira, pretende-se oferecer a maior flexibilidade possível, incentivando os cidadãos a adotar este meio de transporte no lugar de seu veículo particular. 

O objetivo da prefeitura de Paris é retirar de circulação 22,5 mil veículos convencionais, para aliviar o trânsito e diminuir as consequências ambientais. A partir de segunda-feira, o "Autolib" será posto à prova durante dois meses, com uma primeira remessa de 66 veículos elétricos de dois lugares distribuídos em 33 estações. Trata-se do início do   projeto   que a partir de dezembro, quando será lançado de forma definitiva, contará com 75 estações e 250 carros e cuja meta é ter em 2014 mil estações espalhadas por toda a capital francesa, com 3,5 mil veículos.

O princípio é simples: a empresa concessionária oferecerá diferentes preços, de 144 euros por ano, 15 euros por semana e 10 euros por dia. A primeira meia hora de utilização custa entre 5 e 7 euros, de acordo com o desconto, a segunda entre 4 e 6 e o resto entre 6 e 8. Com esse dinheiro, os assinantes poderão obter um veículo elétrico especialmente concebido para a Bolloré, a empresa   concessionária   que lidera o projeto e que também é responsável pela rede "Vélib".  

Com design italiano, na cor cinza metálico e apuradas linhas aerodinâmicas, o carro, batizado de "Bluecar", tem 3,65 metros de comprimento, alcança até 130 km/h e tem uma autonomia de 250 quilômetros. Silencioso, o automóvel é equipado com um sistema de navegação GPS e câmbio automático, tudo isso para facilitar a   condução . Em seu repouso, os   carros   serão plugados em uma tomada para serem recarregados. A Bolloré investiu 200 milhões de euros neste projeto, aos quais se somam os 35 milhões fornecidos pelo governo local, sendo 50 mil por cada estação construída. A empresa explica que o serviço não será rentável antes de 7 anos. Até lá, é necessário convencer pelo menos 80 mil assinantes a utilizar o carro pelo menos duas vezes por semana durante uma hora.  

Esta aposta arriscada que a empresa está disposta a fazer se justifica pelo fato de que o "Autolib" servirá de vitrine mundial para promover o Bluecar, cujas baterias foram planejadas exclusivamente pela Bolloré e que, por enquanto, não foram adotadas por nenhum fabricante de modelos elétricos. Vincent Bolloré, proprietário e presidente da empresa, espera demonstrar com este projeto a supremacia de suas baterias frente às de íon lítio que equipam os carros de todos os fabricantes de automóveis elétricos.  

O empresário apostou há anos em   baterias   de lítio, metal e polímeros, mais eficientes e que, segundo ele, oferecem uma maior autonomia e aquecem menos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições