PARNASO teve visitação recorde no verão

PARNASO teve visitação recorde no verão

Atualizado: Terça-feira, 28 Abril de 2009 as 12

Localizado na cidade de Teresópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) recebeu mais de 46.000 visitantes no verão de 2009, registrando novo recorde de visitação no período. O recorde anterior, de 2007, era de 39.000 e a nova marca representa um crescimento de 13%.

O crescimento da visitação veio acompanhado de melhorias na infraestrutura para garantir a conservação do patrimônio natural e a segurança dos visitantes do PARNASO. Em 2009, o Parque passou a contar com guarda-vidas na piscina natural de Teresópolis, o principal atrativo do Parque no verão. O novo Centro de Visitantes de Teresópolis (RJ) também já está em operação. Localizado próximo à entrada do PARNASO e junto à piscina natural, o novo centro ainda não conta com exposição interpretativa, mas os visitantes são atendidos pelos novos recepcionistas e podem observar uma exposição provisória, além da loja de lembranças, banheiros e um café.

A nova Trilha Cartão Postal, inaugurada em 2008, também foi um sucesso de público, que pode admirar uma nova vista das famosas montanhas da Serra dos órgãos, como o Dedo de Deus.

Em 2009, em comemoração aos 70 anos do PARNASO, devem ser inaugurados o Centro de Visitantes de Petrópolis e o Abrigo de Montanha do Açu; as novas trilhas suspensas de Teresópolis e Guapimirim. Além disso, serão reformados o Casarão do Museu Von Martius, a piscina natural, todos os banheiros e áreas de camping e o pavimento das vias internas.

A grande visitação no verão, os novos atrativos e os muitos feriados de 2009 indicam um provável novo recorde de visitação no PARNASO. Em 2007 foram 113.000 visitantes e espera-se ainda mais em 2009.

veja também