Paulo Afonso (BA): premiada com belezas naturais

Paulo Afonso (BA): premiada com belezas naturais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A região de Paulo Afonso começou a ser habitada por bandeirantes portugueses, no início do século XVIII. Chefiados por Garcia D'Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizado o município.  

Em 1725, o sesmeiro Paulo Viveiros Afonso, recebeu por alvará uma sesmaria, situada na margem esquerda do rio, no lado alagoano, e que abrangia as terras da cachoeira, até então conhecida como Sumidouro. 

Tempos depois, em 1913, Delmiro Gouveia, industrial e empresário da época, vislumbra com o potencial da região, e implanta um grande e ousado projeto, a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, a Usina Angiquinho.

A partir da idéia do pioneiro Delmiro Gouveia, o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas assina o Decreto autorizando a organização da CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, oficializada em1948 com a primeira Assembléia Geral de Acionistas.

Em torno da CHESF nasce a o que viria a ser a cidade de Paulo Afonso, até então parte do município de Glória. Só em 1958 a nasce o município, através de sua emancipação política.

Paulo Afonso é uma cidade ainda jovem, com um grande futuro pela frente, uma cidade conduzida por mãos fortes de um povo trabalhador e alegre. Hoje considerada uma das melhores cidades do nordeste, dinâmica e com um grande potencial de crescimento, o verdadeiro ''Oásis do Sertão''.

A população de Paulo Afonso foi formada por uma mescla de pessoas que vieram de vários estados do País para trabalhar nas construções da CHESF, desses pioneiros surgiu a nova geração que hoje povoa a cidade.

Por ser uma cidade relativamente jovem, Paulo Afonso ainda não possui uma identidade cultural formada, e sofre influências dos seus estados vizinhos. Vários projetos culturais estão sendo desenvolvidos, e muitos espaços foram construídos para a sua prática.

A ''baianidade'' local emerge com o povo nas horas de lazer. A simpatia, carisma e alegria do paulafonsino tornam o local aprazível, e soma ainda mais para a qualidade de vida encontrada no lugar. A natureza, que premiou a região com belas paisagens, muita água e energia, é o cenário perfeito para se firmar a cidade do futuro.

Para incrementar ainda mais a sua vocação natural para o turismo, diversos eventos são realizados e alguns já se tornaram tradição e ponto de encontro para diversos grupos, como o Eco Esportes Radicais. O evento reúne desportistas de todo o país para a prática de rapel, canyonismo, bungee jump, motocross, ralye e muitos outros, o que faz da cidade a capital brasileira dos esportes radicais. A região é muito propícia para esse tipo de esporte, e já é praticado durante todo o ano.

Outros eventos completam o calendário festivo de Paulo Afonso tais como:

Copa Paulo Afonso de Velas - Campeonato de esportes náuticos e tradicional carnaval fora de época. Rallye e supercross , várias exposições e festivais. Natureza e Aventura

A cidade é hoje uma ilha privilegiada pela natureza. Além de contar com um dos maiores complexos de usinas hidro-elétricas do mundo, Paulo Afonso tem como potencial de beleza as formações rochosas e o canyon do Velho Chico - considerado o maior canyon navegável do mundo. A visão das Cachoeiras, mesmo sem ser época de cheias é deslumbrante, e a sua vegetação faz parte da única reserva biológica de caatinga no mundo, e muito mais. 

Paulo Afonso agora é point para todas as tribos de esportes radicais do mundo, onde é possível praticar diversas modalidades de ação, podendo contar com a comodidade de uma excelente infraestrutura urbana.

Estrategicamente localizada na Bahia e fazendo divisa com os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, a ''Capital da Energia e dos Esportes Radicais'' faz de seus costumes uma tradição peculiar, favorecida pela mistura de culturas desses quatro estados.

Visitar Paulo Afonso, é uma oportunidade singular, uma questão de interior.

Como Chegar

Avião

Distante do centro da cidade 6 km, o aeroporto possui pista asfaltada de 1800 metros de comprimento e 45 metros de largura, permitindo aterrissagem de grandes aeronaves, inclusive Boing 737 / 727 / 707 – suportando até 151 toneladas.

Ônibus

Paulo Afonso tem ligação diária com todas as principais cidades do Nordeste, e com muitas capitais do Pais. Empresas Roviarias: Regional, Progresso, Real Alagoas, Bomfim, São Geral, Itapemirim, Aratu.

Distância de Paulo Afonso

Salvador

480 Km

Recife

460 Km

Maceió

380 Km

Feira de Santana

380 Km

Aracaju

280 Km

João Pessoa

680 Km

Juazeiro/Petrolina

370 Km

Natal

780 Km

Fortaleza

850 Km

Belo Horizonte

1646 Km

Rio de Janeiro

1923 Km

São Paulo

2236 Km

Teresina

898 Km

São Luiz

1448 Km

Brasília

1805 Km

Cuiabá

2926 Km

Curitiba

2659 Km

Goiânia

2002 Km

Rodovias de Acesso

De Salvador a Paulo Afonso: Feira de Santana, Serrinha, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Pombal, Cícero Dantas, Jeremoabo.

De Recife a Paulo Afonso: Caruaru, Garanhuns, Delmiro Gouveia.

De Aracaju a Paulo Afonso: Itabaiana, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Gloria, Canindé do São Francisco.

De Maceió a Paulo Afonso: São Miguel dos Campos, Arapiraca, Delmiro Gouveia.

De Juazeiro/Petrolina a Paulo Afonso: Curaçá, Abaré, Rodelas.

De Fortaleza a Paulo Afonso: BR116 até Salgueiro, Belém do São Francisco, Barra do Tarrachil (Balsa), Rodelas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições