Pequena reflexão sobre a imigração no contexto bíblico - Coluna Madelayne Ramos

Pequena reflexão sobre a imigração no contexto bíblico - Coluna Madelayne Ramos

Atualizado: Quarta-feira, 3 Dezembro de 2008 as 12

Na Bíblia, podem ser encontrados textos que fazem alusão a esse movimento, que leva o homem a sair de seu lugar de origem e procurar outras terras para viver.

“‘Oh! Tomara que Deus me abençoe e me alargue as fronteiras, que esteja comigo a Tua mão e me preserve do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!’ E Deus lhe concedeu o que tinha pedido.” (I crônicas 4:10)

“A mesma lei e o mesmo rito haverá para vós outros e para o estrangeiroque mora convosco.” (Números 15:16)

“Sou peregrino na terra.” (Salmos de Davi 119:19)

“O Senhor guarda o peregrino.” (Salmo 146:9)

“Não oprimirás o forasteiro, pois vós conheceis o coração do forasteiro, visto que fostes forasteiro na terra do Egito”. (Êxodo 23:9)

“Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno, que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama ao estrangeiro, dando-lhe pão e vestes, amai pois o estrangeiro […]” (Deuteronômio 10:17-18)

“Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo, para o estrangeiro, para o órfão e a viúva será. Para que o senhor teu Deus abençoe em toda obra das tuas mãos. Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher o fruto dos ramos, para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será. Quando vidimares a tua vinha, não tornará a rebuscá-la, para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será o restante.” (Deuteronômio 24:19-20)

“...e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não Se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.” (Hebreus 11:13)

Madalayne Ramos atua como educadora profissional nas áreas de turismo, comunicação e comércio. Cursou Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas; estudou na Winter Park Tech, em Orlando, Flórida (EUA) e na Escola de Turismo e Hotelaria de Lisboa, Portugal. Atualmente, vive em Brasília, onde trabalha no ramo de hotelaria.  Autora do livro "Brazil visto de fora" , da editora Nobel.

Para conhecer o livro de Madelayne, CLIQUE AQUI

veja também