Praia do Sono é um paraíso para os mochileiros

Praia do Sono é um paraíso para os mochileiros

Atualizado: Segunda-feira, 9 Março de 2009 as 12

Praia do Sono (RJ). Esse sugestivo nome poderia ser perfeito, caso além de ser um lugar ideal para o descanso e a fuga do estresse diário, esse paraíso não fosse ainda uma deliciosa fonte de lazer devido à sua rara beleza natural, com praias de areias finas e águas transparentes, geralmente calmas e refrescantes.

Quanto às cachoeiras, uma trilha de 20 minutos que inicia junto à igreja localizada no meio da praia, leva a várias piscinas naturais formadas pelo córrego da Jamanta, sendo o Poço do Jacaré uma das melhores piscinas para banho.

Também vale a pena passar pela Cachoeira da Conceição, tomar um banho de água doce e lavar a alma! Na praia ainda deságua o Rio do Sono, que deu o nome à mesma. Sua extensão é de 1,3Km. Por estar dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, há um cuidado maior com a preservação da natureza.

A praia do Sono é praticamente um lugar intocado pela civilização, possuindo apenas uma pequena vila de pescadores, com poucos serviços turísticos como pousadas e restaurantes.

A orla sombreada por amendoeiras nativas e as casas e barcos dos pescadores são o cenário perfeito, uma das paisagens mais lindas de Paraty. O Sono é um lugar para se passar, pelo menos um dia. Quiosques feitos pelos próprios pescadores vendem comida e bebidas para os visitantes.

Antigos e Antiguinhos são duas praias acessíveis por uma trilha íngreme no final da Praia do Sono. Protegidas por uma dura caminhada, elas ficam praticamente desertas durante todo o ano. Ainda em estado selvagem, essas praias não possuem quiosques. apenas bicas de água potável.

Como Chegar  

De carro: pela Rio-Santos, no sentido São Paulo pega-se a estrada para o Condomínio de Laranjeiras. A entrada da trilha fica em uma pequena vila logo após o condomínio.

Barco: converse com os pescadores do cais de Paraty ou Paraty Mirim sobre as condições de navegação e o preço. Lembre-se que é uma viagem longa em mar agitado.

Ônibus: a linha 1040 vai até Laranjeiras, de onde se anda alguns metros até a entrada da trilha.

Trilha: o caminho para a Praia não exige muito preparo físico. Por ser primitiva e isolada, a trilha não é recomendável para pessoas com problemas de saúde ou locomoção. Acesso por trilha de 50 minutos a partir da Vila do Oratório.

Distância (da capital): 25 Km

Distância por mar: 26,5 milhas

Extensão : 1365 metros

Localização: 23o 20,24’S / 044o 37,69’W

veja também