Projeto Trilhas visita rota Aracaju-Xingó

Projeto Trilhas visita rota Aracaju-Xingó

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2009 as 12

Estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) irão participar de mais uma edição do Projeto Trilhas. Dessa vez, o grupo terá oportunidade de conhecer a diversidade natural, além do patrimônio histórico e cultural de alguns municípios que fazem parte da Rota Aracaju-Xingó. A visita será realizada este fim de semana (29 e 30) e a saída está marcada para às 6h da manhã da Praça da Bandeira, em Aracaju.

O Projeto Trilhas é uma oportunidade real de lazer, entretenimento e aprendizado para a comunidade universitária conhecer os locais com potencial turístico de Sergipe. Os roteiros percorridos no Estado contemplam a sua diversidade, tanto naturais quanto culturais, envolvendo o folclore, artesanato, gastronomia, feiras livres, eventos religiosos e populares. A proposta é permitir a interação do grupo com a comunidade local.

Para a estudante do curso de Turismo Ivanir Dantas, coordenadora do Projeto e integrante do DCE da UFS, é importante que as pessoas deixem por alguns instantes as salas de aula, bibliotecas e laboratórios do campus da Universidade para conhecer a realidade sergipana, o dia-a-dia da população, além dos recursos naturais com potencial turístico. ''É uma forma de oportunizar vivências e experiências únicas à comunidade acadêmica, que poderão formar opinião própria sobre as diversas ambiências naturais e sócio-culturais visitadas, além de interagir com as pessoas e comunidades'', reforça Ivanir.

O grupo é formado por 132 pessoas, que são assessorados pelo professor do curso de Turismo da UFS, Welington Campos. Os municípios visitados serão Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Piranhas, Canindé de São Francisco e Monte Alegre. A chegada em Aracaju está prevista para às 20h do domingo.

No sábado, o grupo vai conhecer a feira popular de Glória, a Grota de Anjico que fica em Poço Redondo, o Museu do Sertão e a Praia do Rio São Francisco de Piranhas. No domingo, a visita é ao Lago do Cânion de Xingó e ao Museu de Antropologia. Eles também assistem à apresentação do grupo folclórico de Canindé de São Francisco. Em Monte Alegre, o grupo vai ter acesso ao artesanato local e observar algumas manifestações folclóricas.

O Projeto Trilhas é uma ação do Diretório Central dos Estudantes, apoio da Pro - Reitoria de Assuntos Estudantil da UFS. Nessa visita a Rota Aracaju Xingó são parceiros o Sebrae, Emsetur, Chesf, TV Aperipê e Prefeituras Municipais. Informações com a universitária Ivanir Dantas, telefone (79) 8814-0187, e-mail [email protected] .

veja também