Rio quer qualificar taxistas para receber turistas

Rio quer qualificar taxistas para receber turistas

Atualizado: Sexta-feira, 26 Agosto de 2011 as 10:52

  A prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (25) o projeto "Táxi Boa Praça", que tem o objetivo de organizar e qualificar os taxistas que atuam nos pontos turísticos da cidade.

Em parceria com a Riotur, agência de turismo do Rio de Janeiro, o projeto criará novas regras para o uso de pontos de táxis e oferecerá aos taxistas cursos de inglês e espanhol.

O projeto será implantando primeiro nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim e na rodoviária Novo Rio. "Vamos começar primeiros por esses pontos, que são a porta de entrada da cidade. Depois, ampliaremos para outros pontos turísticos como Pão-de-Açúcar, píer Mauá, entre outros locais visitados por turistas", disse o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Segundo o secretário, nos próximos 30 dias começarão a ser colocadas baias nos aeroportos da cidade, para organizar o uso dos táxis cadastrados e evitar que os passageiros sejam abordados por táxis não credenciados no momento do desembarque. A fiscalização será feita pela secretaria municipal de Transporte e pela CET.

Além de cadastrar os motoristas atuantes na cidade, o projeto oferecerá cursos de qualificação. "Ninguém será retirado do seu local de trabalho. Os profissionais terão que se qualificar em línguas estrangeiras e relações interpessoais para atender melhor aos turistas e moradores da cidade. Só será retirado dos pontos de trabalho quem se recusar a participar do processo de qualificação", completou o secretário.

veja também