Serra dos Órgãos (RJ): esportes radicais e cultura

Serra dos Órgãos (RJ): esportes radicais e cultura

Atualizado: Segunda-feira, 15 Junho de 2009 as 12

Aventura e muita história são os ingredientes principais do trekking entre as cidades históricas de Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro. A região, protegida pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está repleta de formações rochosas. A mais famosa delas é o Dedo de Deus, com 1.692 m de altitude. O ponto culminante da região é a Pedra do Sino, com 2.263 m, de onde se tem uma bela vista da Baía de Guanabara.

A caminhada é pesada e o frio intenso, mas as belezas naturais são uma grande recompensa: rios, cachoeiras e vegetação preservadas. O trekking, com duração de 3 a 4 dias, começa em Petrópolis, a cidade do Império Brasileiro.

Na região encontram-se belas construções e museus que guardam um pouco da história brasileira.

Principais atrações

Petrópolis: é uma cidade imperial, conserva seus belos casarões e construções históricas da época de D. Pedro II. Alguns pontos imperdíveis são o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e a casa do Barão de Mauá, entre outros.

Trekking: este é um dos trekkings mais tradicionais do Brasil, percorrendo a região do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O ponto de partida é Petrópolis e a chegada, após 3 ou 4 dias de caminhada, é em Teresópolis. O grande atrativo da região são as formações rochosas e os altos picos que proporcionam vistas espetaculares. A primeira noite é passada na Pedra Açu, com 2.216m de altitude. No segundo dia, alcança-se o Morro do Marco, de onde é possível avistar a Baía de Guanabara, a Pedra do Garrafão, a Pedra do Sino, a Pedra do Açu e o famoso Dedo de Deus. O pernoite é feito no Vale das Antas. No terceiro dia, atinge-se o ponto mais alto da travessia, a Pedra do Sino, com 2.263m de altitude. No último dia, a caminhada passa por mata e pequenas quedas d’água.

Câmera Fotográfica: prepare a câmera fotográfica, pois as vistas durante a travessia são fantásticas.

Preparo Físico: recomenda-se um certo preparo físico para a realização desta travessia.

Temperatura: as elevadas altitudes da Serra dos Órgãos apresentam temperaturas baixas.

veja também