Taiti, um paraíso com sotaque francês

Taiti, um paraíso com sotaque francês

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

O Taiti é uma das 118 ilhas paradisíacas da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas Sociedade. As massas continentais mais próximas são a Austrália, que fica a 5,2 mil quilômetros a oeste, e o Chile, a 6 mil quilômetros a leste.

Seu território é dividido em duas porções circulares ligadas pelo istmo de Taravao. Em seu interior encontram-se montanhas vulcânicas, com picos que superam 1.200 metros acima do nível do mar. A vegetação predominante é de floresta tropical, e o período de chuvas concentra-se no verão, entre novembro e abril.

A região mais populosa e que conta com boa infraestrutura fica a nordeste, conhecida por Tahiti Nui (Grande Taiti), onde se situa a capital, Papeete. Os taitianos são considerados cidadãos franceses com plenos poderes civis e políticos. Ambas as línguas, o taitiano e o francês, são usadas na ilha.

O turismo é a principal atividade econômica no Taiti. Além do apelo romântico e exótico, que atrai muitos casais em lua-de-mel, há também dois eventos que ocorrem em julho: o festival Heiva, em Papeete, que celebra a cultura indígena; e a comemoração da Bastille na França.

A infinidade de corais e os cardumes coloridos podem ser avistados mesmo em locais onde se consegue ficar com os pés no chão. Já no mergulho autônomo, os instrutores costumam levar os turistas até perto de pequenos tubarões, que geralmente ficam escondidos atrás de pedras. Há ainda passeios de barcos com fundo de vidro, através dos quais é possível ver fauna e flora taitianas mesmo a uma profundidade de mais de dez metros. Em terra também há atrações, como passeios de jipe, para visitar mirantes e vulcões inativos, e de bicicleta.

Outras ilhas muito visitadas na Polinésia francesa são as de Bora Bora, que apresentou ao mundo os bangalôs construídos sobre o mar, e Rangiroa, cercada de corais que formam uma enorme piscina natural, considerada, por muitos mergulhadores, como a melhor do Pacífico Sul.

Bora Bora

Além das praias desertas e dos "motus" (ilhotas formadas por corais) que propiciam atividades como o snorkel ou esportes a vela, é possível conhecer a ilha e suas trilhas em passeios de carro, de bicicleta ou a pé. Há 32 quilômetros de estrada asfaltadas e bem cuidadas e um porto na vila principal, Vaitapé. Bora Bora originou-se de uma erupção vulcânica há mais de 4 milhões de anos e exige atenção por localizar-se em uma região atingida por ciclones de tempos em tempos.

Moorea

A apenas 17 quilômetros do Taiti, a ilha atrai mais grupos de jovens do que famílias e casais em lua-de-mel. Devido à proximidade com Papeete, a ilha também é um local de lazer para os nativos, o que favorece um contato maior com os polinésios. Em Moorea é possível encontrar baías de águas verdes e uma cachoeira em um cenário de vegetação exuberante, um pouco diferente das paisagens das demais ilhas, com lagoas de água azul-turquesa.

Papeete

Diferentemente da maioria das ilhas da região, a capital do Taiti é uma espécie de metrópole da Polinésia Francesa. Há congestionamentos nas primeiras horas da manhã nas estradas que dão acesso ao porto e ao aeroporto internacional. Com cerca de 50 mil habitantes, Papeete oferece uma vida noturna agitada, com boates e discotecas concentradas no bulevar Pomaré (à beira-mar). Sem muitos atrativos naturais, a cidade é encarada como porta de entrada e saída da Polinésia.

Rangiroa

Trata-se do melhor lugar para mergulho em todo o Pacífico Sul. Centenas de ilhas represam a água, formando um atol azul-turquesa de 78 quilômetros de comprimento por 26 quilômetros de largura, além de praias de areia branca e fina. Como as ilhas ficam próximas umas das outras, é possível alcançá-las a pé. Rangiroa conta, aproximadamente, 1.913 habitantes, que se concentram nas aldeias de Avatoru e Tiputa. As demais ilhotas são, praticamente, desabitadas. Há voos diários de Papeete e a viagem dura cerca de uma hora.

A cidade de Bora Bora é o paraíso das ilhas formadas por corais

A ilha de Rangiroa é considerada a melhor para os mergulhadores

Aqui você vê as ilhas de Bora Bora e Papeete, a capital do Taiti

As ilhas oferecem ótimas ondas para o surfe

Quem leva

CiaEco, tel.: (11) 5571-2525

Redação Custom Editora

Especial para Terra

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições