Torres: A capital do surf gaúcho tem belas praias e imponentes falésias

Torres: A capital do surf gaúcho tem belas praias e imponentes falésias

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Situada no litoral do Estado do Rio Grande do Sul, Torres recebe anualmente milhares de pessoas de todo o Brasil e, também, dos países vizinhos. Além de ser um dos destinos de veraneio mais sofisticados do Estado, a cidade é sede de festivais de balonismo, atividade muito difundida na região.

O seu clima agradável e a vastidão das suas praias de areias brancas também fazem parte das atrações locais. Torres possui uma grande variedade de belezas naturais, formando um ecossistema único no Estado. Ali, é possível encontrar mar, ilha, praias, dunas, rochedos, mata atlântica, rio, lagoa, cachoeiras e diversas espécies de fauna e flora ? tudo no mesmo lugar. Torres é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. A região foi inicialmente habitada por índios Carijós, Minuanos e Arachanes, que viviam da caça e pesca, e se dedicavam a uma agricultura rudimentar. Hoje, resta o casario colonial, que conta um pouco da história da cidade, surgida ainda no século XVIII.

Praias

Praia Grande - Com 2 km de extensão, é a praia preferida dos turistas e habitantes para o banho de mar. É também onde acontece a maioria dos eventos esportivos do verão, tais como futebol, vôlei, surf, entre outros. Ali também são organizados espetáculos ao ar livre.

Praia dos Molhes - Os molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros. A Praia dos Molhes tem 250m de extensão e é uma das áreas de surf de Torres, por apresentar boas ondas para a prática do esporte.

Prainha - Conhecida também como Praia do Meio, tem 600m de extensão. É a mais tranqüila de Torres e possui um solo rochoso, garantindo belas paisagens naturais. É também um grande ponto de encontro dos jovens nas tardes de domingo.

Praia da Cal - Possui este nome porque, até 1940, existiam nela vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para o fabrico de cal mineral. Começou a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Tem 800m de extensão, sendo um dos locais preferidos para a prática do surf. Em frente à Praia da Cal fica a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da Santa. Conhecida como Iemanjá nas religiões de origem africana, a santa é homenageada todos os anos no dia 02 de Fevereiro.

Praia da Itapeva - A Praia da Itapeva possui seis mil metros de extensão e fica depois do Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva, que em tupi significa "pedra chata". Junto ao Morro estão localizadas as dunas da Itapeva, ótimo local para a prática de sandboard.

Outras atrações

Parque da Guarita - Os desenhos dos seus jardins foram feitos pelo famoso paisagista Burle Marx, com a ajuda do ecólogo José Lutzemberger. Possui um restaurante típico e um lindo anfiteatro natural cercado por um lago artificial, palco de várias apresentações culturais. No Parque fica a Praia da Guarita, considerada a mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita.

Morro do Farol - Conhecido primeiramente como Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, o Morro do Farol foi assim denominado porque ali foi construído o primeiro farol de Torres, em 1912. Naquele tempo, era feito de madeira e caiu durante uma forte tempestade em 1935. O farol atual possui 18m de altura, acendendo de oito em oito segundos. Pode ser visto em noites claras a uma distância de oito milhas marítimas ou 12 km. O Morro é o local perfeito para se avistar as belezas naturais da cidade: dali, pode ver-se todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos. Ao pé do morro, virado para o mar, está à gruta de Nossa Senhora Aparecida e uma fonte de água puríssima.

Morro do Meio - A mais importante das três torres, pelo seu tamanho, é a do Meio - também conhecida por Morro das Furnas. Fica a 600m do Farol, separada de lá pela Praia da Cal. É um tabuleiro alongado, com 135 mil m² de superfície superior. O seu ponto culminante fica a 66m de altitude. A encosta oriental, que abriga as furnas, é repleta de falésias perpendiculares batidas no sopé pelas ondas do mar.

Morro Sul - O Morro Sul (Torre Sul) está localizado no Parque da Guarita e possui um grande paredão de frente para o mar. Uma escadaria de mais de 100 degraus leva o público até ao seu topo, de onde se pode desfrutar de uma linda vista da Praia da Guarita, da Praia da Itapeva, do Morro do Meio, das dunas e da cidade. O Morro Sul separa o Parque da Guarita da Praia da Itapeva.

Lagoa do Violão - Está localizada no centro da cidade e tem esse nome porque o seu formato se assemelha a um violão. O local é muito utilizado para a realização de esportes aquáticos.

Ilha dos Lobos - Distante 1,8 km da Praia Grande, é a única ilha marítima do Rio Grande do Sul. Tem esse nome por receber lobos marinhos todos os anos, entre os meses de Julho e Novembro, na temporada de acasalamento dos animais. Em 1983, foi declarada Reserva Ecológica. É uma importante área de descanso e alimentação para leões e lobos marinhos; além de servir de ponto de passagem para golfinhos, baleias e botos; aves e tartarugas marinhas. O relevo da Ilha dos Lobos não ultrapassa dois metros. Já foi causa de muitos naufrágios em tempestades. O último navio que lá afundou foi a HAWAII, em 1965.

Interior - O interior de Torres ainda guarda belezas nativas pouco exploradas e muito bem preservadas. Na região é possível deparar-se com exemplares da fauna da Mata Atlântica, como tucanos, gatos do mato, entre outros animais. São locais de costumes rurais onde se concentram grandes plantações, principalmente de banana e arroz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições