Turismo brasileiro invade as redes sociais

Turismo brasileiro invade as redes sociais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:20

Neste momento, há mais 272 milhões de pessoas se comunicando por meio de redes sociais no Brasil e no exterior. De olho nesse público, o MTur, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), lança o Brasil no mercado internacional utilizando as redes de relacionamento que mais crescem mundo: Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. A partir de agora, informações sobre o Brasil e os seus destinos estarão presentes na chamada web 2.0 a fim de disseminar conteúdos sobre o País no exterior.

De acordo com o diretor de marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, a presença da Embratur nas Redes Sociais é fundamental para a rápida propagação das informações sobre o Brasil no mundo. "As redes sociais são de fácil acesso, além disso, podemos divulgar informações em tempo real e que são propagadas pelo próprio usuário. Isso significa que não é apenas uma ação feita pela Embratur, são formadores de opinião divulgando o Brasil no mercado internacional e que replicam os conteúdos gerados por nós, esse é o diferencial destas redes ", explicou o diretor.

Antes de ingressar nas redes sociais, a Embratur realizou pesquisas em diversas redes de relacionamento para saber a impressão dos internautas de outros países sobre o Brasil e a estratégia que seria utilizada em cada uma delas. No Facebook, por exemplo, maior e mais popular rede social do mundo no momento, com aproximadamente 230 milhões de usuários, a comunicação é realizada em diversos idiomas.

Já a criação do perfil da Embratur no Hi5 propaga informações sobre o Brasil para o mercado português, pois essa é uma das redes mais populares de Portugal, com 80 milhões de usuários cadastrados. O Twitter, rede social que mais cresce no mundo, será utilizado para divulgar pontos turísticos, atrações e novidades sobre o Brasil, além de consolidar o relacionamento com formadores de opinião estrangeiros e divulgar informações e dados específicos sobre os destinos em tempo real.

As ações da Embratur em Copenhague e a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, por exemplo, foram atualizadas diariamente no Twitter para o turista internacional (www.twitter.com/visitbrasil).

O Flickr, que funciona como um álbum de fotos e que pode ser compartilhado, será utilizado para ilustrar os destinos brasileiros com fotos dos principais produtos turísticos. No Flickr do Instituto é possível que qualquer usuário possa enviar suas fotos para auxiliar na promoção internacional pelo link www.flickr.com/groups/visitbrasil. E as ações de comunicação digital da Embratur não param por ai. O Instituto está desenvolvendo um canal exclusivo no YouTube e irá compartilhar mapas de roteiros turísticos brasileiros no Google Maps.

Para ter acesso a todas as redes da Embratur, acesse: http://www.braziltour.com/socialmedia/br/ .

Neste momento, há mais 272 milhões de pessoas se comunicando por meio de redes sociais no Brasil e no exterior. De olho nesse público, o MTur, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), lança o Brasil no mercado internacional utilizando as redes de relacionamento que mais crescem mundo: Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. A partir de agora, informações sobre o Brasil e os seus destinos estarão presentes na chamada web 2.0 a fim de disseminar conteúdos sobre o País no exterior.

De acordo com o diretor de marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, a presença da Embratur nas Redes Sociais é fundamental para a rápida propagação das informações sobre o Brasil no mundo. "As redes sociais são de fácil acesso, além disso, podemos divulgar informações em tempo real e que são propagadas pelo próprio usuário. Isso significa que não é apenas uma ação feita pela Embratur, são formadores de opinião divulgando o Brasil no mercado internacional e que replicam os conteúdos gerados por nós, esse é o diferencial destas redes ", explicou o diretor.

Antes de ingressar nas redes sociais, a Embratur realizou pesquisas em diversas redes de relacionamento para saber a impressão dos internautas de outros países sobre o Brasil e a estratégia que seria utilizada em cada uma delas. No Facebook, por exemplo, maior e mais popular rede social do mundo no momento, com aproximadamente 230 milhões de usuários, a comunicação é realizada em diversos idiomas.

Já a criação do perfil da Embratur no Hi5 propaga informações sobre o Brasil para o mercado português, pois essa é uma das redes mais populares de Portugal, com 80 milhões de usuários cadastrados. O Twitter, rede social que mais cresce no mundo, será utilizado para divulgar pontos turísticos, atrações e novidades sobre o Brasil, além de consolidar o relacionamento com formadores de opinião estrangeiros e divulgar informações e dados específicos sobre os destinos em tempo real.

As ações da Embratur em Copenhague e a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, por exemplo, foram atualizadas diariamente no Twitter para o turista internacional (www.twitter.com/visitbrasil).

O Flickr, que funciona como um álbum de fotos e que pode ser compartilhado, será utilizado para ilustrar os destinos brasileiros com fotos dos principais produtos turísticos. No Flickr do Instituto é possível que qualquer usuário possa enviar suas fotos para auxiliar na promoção internacional pelo link www.flickr.com/groups/visitbrasil. E as ações de comunicação digital da Embratur não param por ai. O Instituto está desenvolvendo um canal exclusivo no YouTube e irá compartilhar mapas de roteiros turísticos brasileiros no Google Maps.

Para ter acesso a todas as redes da Embratur, acesse: http://www.braziltour.com/socialmedia/br/ .

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