Turismo mineiro guarda raridades da MATA ATLÂNTICA

Turismo mineiro guarda raridades da MATA ATLÂNTICA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O Circuito Rota do Muriqui é composto por cinco municípios da Região do Rio Doce: Caratinga, Ipanema, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste e Santa Rita de Minas. Trata-se de uma região que tem parte preservada de Mata Atlântica, que serve de abrigo para espécies raras da fauna e da flora.

O nome Muriqui foi emprestado de uma espécie de macaco também conhecida como "Mono Carvoeiro", que é o maior primata das Américas. O macho adulto pode atingir 15 Kg. É um animal exclusivamente brasileiro e tinha como habitat natural a Mata Atlântica, do sul da Bahia ao Norte do Paraná. Atualmente, entretanto, só é encontrado em algumas áreas de Minas Gerais, entre as quais está a Região do Rio Doce.

A espécie corre risco de extinção devido à destruição de seu habitat natural, à baixa taxa de reprodução e por causa da caça predatória. O termo os Muriquis significa "o povo manso da floresta", que vive em uma sociedade caracterizada pela harmonia, onde não ocorrem disputas pelo poder e por parceiros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições