Turismo rural na Grande Porto Alegre é opção de lazer

Turismo rural na Grande Porto Alegre é opção de lazer

Atualizado: Quinta-feira, 28 Janeiro de 2010 as 12

Turismo rural na Grande Porto Alegre é opção de lazer Quer estar no campo e na cidade ao mesmo tempo? Não precisa estar "longe demais das capitais" para curtir um dia ou um final de semana no campo. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, é possível aproveitar três rotas de turismo rural com atrações imperdíveis. Listamos as três, com seus atrativos e diferenciais.

1 - Caminhos rurais

Na zona sul de Porto Alegre, um recanto tem tudo para encantar os turistas. Os Caminhos Rurais de Porto Alegre são um rico patrimônio ambiental do município. Afinal, a capital gaúcha é a segunda capital brasileira com a maior área rural (aproximadamente 30% do seu território). Uma cidade de quase 1,5 milhão de pessoas, há 15 metros quadrados de área verde por habitante, índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

A poucos minutos da cidade, os Caminhos Rurais surgem como mais uma opção de lazer na zona sul da capital gaúcha. Uma região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e agroecológica. O turista pode visitar os pomares de ameixas, pêssegos e parreirais, que produzem 1,6 mil toneladas de frutas por safra. O mel e a floricultura também são famosos, assim como a pesca e as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos.

2 - Rota Colonial Baumchneis (Dois Irmãos)

Esse roteiro totalmente asfaltado percorre sete quilômetros. Ele nasceu do interesse da localidade de Travessão Rübennich em mostrar sua cultura e o seu cotidiano. Os visitantes serão recebidos pelos moradores locais, que abrem as portas das suas casas para receber as pessoas e apresentar o que tem de melhor na colônia. A gastronomia é um dos grandes atrativos.

Além disso, é possível ver de perto como viviam os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Rio Grande do Sul, e acompanhar atividades rurais, como a colheita de verduras e ovos. Outra atração é o passeio de carroça, um costume desse povo apaixonado pela terra.

3 - Roteiro rural de Lomba Grande (Nova Hamburgo)

Lombra Grande é o bairro rural de Novo Hamburgo e ocupa dois terços da cidade. Considerado área de proteção ambiental, pois possui 156 quilômetros de área verde. Visto como um verdadeiro refúgio dentro da Grande Porto Alegre, o bairro oferece características de interior aos visitantes e moradores. Ali é possível ver de perto atividades agropecuárias, piscicultura, hortifrutigranjeiros, criação de cavalos, entre outras.

Entre as opções de lazer, há balneários, sítios, restaurantes, hípicas, haras, pesque-pague, venda de produtos coloniais, alambiques, Centro de Tradições Gaúchas, além dos atrativos naturais típicos da região.

O que visitar e onde ficar:

Alguns locais desenvolvem Programas Especiais, ou seja, estão abertas à visitação com propostas pedagógicas, cavalgadas ou comercialização de produtos coloniais e artesanato. Em outros é possível se hospedar mesmo e sentir-se totalmente no campo, bem pertinho da cidade.

Porto Alegre

Cambará Centro de Eventos e Lazer (Fazenda Hospedaria e Programa Especial) Atividade principal: haras.

Viamão - a 10 quilômetros de Porto Alegre

Granja Piratini (Casa de Colônia e Programa Especial) Atividade principal: pecuária e agricultura.

Quinta da Estância Grande (Casa de Fazenda e Programa Especial) Atividade principal: educação ambiental.

Gravataí - a 22 quilômetros de Porto Alegre

Fazenda do Tio Pedro (Programa Especial) Atividades principais: agricultura e pecuária.

Parque Fazenda Pedacinho do Céu (Programa Especial) Atividade principal: educação ambiental.

Novo Hamburgo - a 37 quilômetros de Porto Alegre

Sítio de Lazer Recanto do Vovô (Programa Especial) Atividade principal: educação ambiental

Sítio Pé na Terra (Hospedaria Colonial) Atividade principal: agricultura ecológica.

Sítio São Luiz (Hospedaria Colonial e Programa Especial) Atividade principal: educação ambiental.

Glorinha - a 44 quilômetros de Porto Alegre

Fazenda Fruto d´Água (Programa Especial) Atividade principal: piscicultura.

veja também