Vai para a Irlanda em breve? Cuidado com os tubarões!

Vai para a Irlanda em breve? Cuidado com os tubarões!

Atualizado: Quarta-feira, 2 Junho de 2010 as 2:25

Por causa do vulcão da Islândia, os tubarões aproveitam a primavera para visitar as águas irlandesas.

Calma, vamos explicar: existe uma relação entre a nuvem vulcânica da Islândia e a população de tubarões na Irlanda, mas não é nada preocupante ou fora do normal.

Em todas as primaveras, as águas atlânticas que ficam em frente à costa norte irlandesa (mais precisamente perto do condado de Donegal) recebem ilustres visitantes de má fama: os tubarões peregrinos. Estes tubarões são enormes - medem até 10 metros de comprimento -, mas são inofensivos. Eles nadam lentamente e sua alimentação é baseada em filhotes, ovos de peixes e fitoplâncton.

E é aí que existe a ligação com a Islândia. O fitoplâncton precisa dos nutrientes da água para se reproduzir e um destes nutrientes é o ferro. O ferro está presente em grandes quantidades na cinza vulcânica que o vulcão Eyjafjallajoekull expeliu e que está sendo precipitada nos mares da região.

Quanto mais ferro, mais fitoplâncton cresce por lá e, consequentemente, mais tubarões surgem para o almoço. Todos os anos os tubarões-peregrinos vão para a Irlanda em busca de comida, mas como este ano parece que eles vão ter um verdadeiro "buffet", o pessoal interessado em tomar banho de mar vai precisar tomar um pouco mais de cuidado.

Ainda que inofensivos, os animais nunca são previsíveis quando se sentem ameaçados, então é sempre bom ficar cada um na sua.

Por: Tânia Vinhas

veja também