MENU

Como viver acima da média

Não creio que exista alguma pessoa, em sã consciência, disposta a tornar a mediocridade seu estilo prioritário de vida.

fonte: Guiame, Alexandre Grego

Atualizado: Terça-feira, 6 Abril de 2021 as 1:57

(Foto: Christian Index)
(Foto: Christian Index)

Vivemos hoje na era da tecnologia, temos na palma de nossa mão a informação que desejarmos com uma velocidade absurda. Dificilmente não encontraremos informação para o assunto que buscarmos, mas mesmo diante de tudo isso existe pessoas que insistem em viver uma vida medíocre, mediana, sem expectativa de futuro. E não porque falta de oportunidade, mas porque vivem acomodadas no mundo do “assim está bom”.

Em particular, não creio que exista alguma pessoa em sã consciência, disposta a tornar a mediocridade seu estilo prioritário de vida. Tenho certeza que a grande maioria deseja “algo mais”. Admitindo ou não, temos em nós o desejo pelo reconhecimento, e desde pequeno, desde criança isso é latente em nossa vida.

Lembro-me uma vez olhando para uma mãe brincando com seu filho, a criança deveria ter em torno de 5 anos, então ela olha para ele e diz: - Vem cá meu cordeirinho. O menino olha bravo para ela e diz: - Eu não sou cordeirinho, eu sou um leãozinho. Ou seja, desde pequeno temos o anseio de sermos desbravadores, e sermos reconhecidos não como uma pessoa apática, mas como um guerreiro(a).

Acredite que este é o desejo intenso de Deus para com as pessoas, que elas possam viver acima da média. Que fossem além da mediocridade (mediocridade = mediano, na média, nem bom nem ruim).

Gostaria de destacar a vida de um homem chamado Jabes. Em um contexto onde muitos nomes são citados, aproximadamente 600 nomes, somente o nome de Jabes recebe destaque. O que o fez tão notório assim? Vamos analisar 3 SEGREDOS na vida deste homem: Jabes teve ambição pela bênção de Deus; ele confiou em Deus, e pediu pelo poder de Deus na sua vida.

I Cr 4:9,10 "...Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido..."

I - COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER

Quem disse que ambição é somente negativa? Por que não podemos ter grandes sonhos? Podemos convergir esse sentimento e atitude pelas coisas certas. No caso de Jabes, SUA AMBIÇÃO ERA PELA BENÇÃO DE DEUS!

Muitas pessoas erram quando dizem: "Senhor, abençoe o que eu estou fazendo", quando o correto seria dizer: "Senhor, eu gostaria de estar naquilo que o Senhor está abençoando!" Quando você começa ter uma "santa ambição" pelas coisas que Deus coloca em seu coração, você sai do ordinário e entra para o campo do Extra-Ordinário! Pessoas que não têm alvos, não têm ambições elas somente existem! VOCÊ PRECISA TER UM SONHO! Deus te fez para crescer!

Tudo o que é saudável cresce! Plantas crescem, crianças crescem, igreja cresce, indivíduos crescem! Você pode crescer em seus relacionamentos, financeiramente, pessoalmente, ministerialmente, profissionalmente. Mas, cresça! Os desafios de sua vida, te ajudarão a crescer. Uma vida sem desafios e sem crescimento se torna chata e insossa!

Gostaria de destacar três erros que nos impedem de crescer:

1. Confundir humildade com medo;

2. Confundir contentamento com preguiça. Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Fp 4:11). Essa palavra “contente” (gr. Autarkes) que significa (suficiente para si mesmo, forte bastante ou que produz o suficiente para necessitar do auxilio ou apoio.) Ou seja, aprendi a viver de forma que não precise de ninguém diante de qualquer situação.

3. Confundimos pensar pequeno com espiritualidade. "Eu sirvo a Deus do meu jeitinho mesmo", porque você não o serve de uma maneira melhor e maior? Existem mais coisas que você pode fazer por ele.

II - COMECE A CRER, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER

Existe alguns fatos acerca de Jabes que é interessante observarmos. Não existe aqui nenhuma menção especial a um talento, dom ou habilidade em Jabes. Não fala se ele era rico ou com ótima escolaridade. Mas uma coisa observamos claramente, ele era um homem comum com uma fé incomum.

A fé de Jabes o levou a alcançar seus sonhos e visões. Mais importante do que habilidade ou formação é FÉ! É crer que DEUS pode fazer algo significativo através de você!

Ele tinha uma marca em sua vida que carregava por quer que ia, seu nome. Jabes significa DOLOROSO. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de "o doloroso". Talvez ele até foi rejeitado, não muito querido, não muito amado. Mas, APESAR de sua EXPERIÊNCIA DOLOROSA de vida, este homem foi levado pela sua fé a crer em grandes coisas para o futuro! Qual é sua marca? Algo físico? Algo espiritual? Frustração no trabalho? Problemas no casamento? Rejeição na infância? Tome posse de uma grande fé para vencer na vida!

III - COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR

Oração genuína e transparente nos revela o terceiro segredo da vida de Jabes, era sua vida de oração. Foi a oração simples de Jabes que o levou a ser um homem ilustre, ter o seu exemplo registrado na Bíblia e ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois!

Quer viver acima da média? Os três princípios:

1. Uma Grande ambição. Sonhar os sonhos de Deus! Um flash do que Deus quer fazer em sua vida se re-descubra em Deus! Por que você está cursando a faculdade? Por que você está trabalhando nesta área? O que mais você pode fazer?

2. Uma Grande Fé. Esperar o impossível! Os recursos virão. Quando Deus envia, Deus providencia!

3. Uma vida de oração genuína e transparente. Alguém que depende de Deus para alcançar tudo na vida.

“Ore como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse de você.”

Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Oração: o verdadeiro tratamento precoce

veja também