Obediência

Obediência

Atualizado: Sexta-feira, 5 Julho de 2013 as 11:02

adoraçãoEm  1Samuel  15:22 diz: ‘’Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça a palavra do Senhor ? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.’’
 
Saul desobedeceu a palavra do Senhor em três ocasiões;
 
1ª –  1 Samuel 13:8,16: Ofereceu holocausto antes da chegada de Samuel que era sacerdote , não esperou o prazo determinado por Samuel que chegaria para o holocausto, sua justificativa era que os soldados estavam se dispersando  e não podia ir à guerra sem sacrificar primeiro.
 
2ª – 1 Samuel 15: 1,34: Saul recebeu ordens expressas para matar o povo Amalequita, era para destruir tudo, homem, mulheres, crianças, bois, ovelhas, camelos e jumentos. Ele cumpriu parte da ordem, deixou vivos o rei Agague, as melhores ovelhas, vacas e cordeiros.
 
3ª – 1 Samuel 28:20,25: Saul foi em busca de uma vidente para se consultar com o “ espírito “ de Samuel, em busca de respostas.
 
Podemos observar algumas características do rei Saul em cada situação;
 
1ª – Foi impaciente, não confiou na palavra do profeta que era na verdade a palavra de Deus e foi como diz a passagem: néscio e desobediente.
 
A impaciência ou ansiedade  nos leva à desobediência, não sabemos esperar no Senhor, queremos a solução rápida e do nosso jeito.
 
2ª – Colocou a culpa no povo, por ter poupado o rei e os melhores animais para sacrificar, mas foi de qualquer forma desobediência e no versículo 23, Samuel se refere à desobediência como rebelião e rejeição à palavra de Deus. Não deu a devida importância às ordens do Senhor, pois cumprir pela metade é como não cumpri-la, fez na verdade do seu jeito e não do jeito de Deus.
 
Muitas vezes isso acontece conosco, achamos que para Deus vai servir desse jeito mesmo, “Ah Deus é bom Ele vai aceitar assim mesmo “ e na verdade irmãos devemos ser zelosos como o Senhor é zeloso conosco.
 
3ª – Consulta a mortos é proibido, ele estava cercado pelos inimigos e teve medo, consultou ao Senhor, mas o Senhor não respondeu.
 
Novamente sua impaciência o levou a pecar, consultando  a espíritos, esperando uma direção de Deus. Nesse caso juntou o medo com a impaciência e se teve medo é porque não tinha confiança, ou melhor,  não tinha fé para esperar a resposta do Senhor.
 
As características de Saul são as mesmas que convivemos, medo, ansiedade e displicência para com a Palavra do Senhor, o remédio praticamente é o mesmo para tudo, é a meditação na Palavra.
 
Js 1;8: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nela está escrito. Só então OS SEUS CAMINHOS PROSPERARÃO E VOCÊ SERÁ BEM-SUCEDIDO.”
 
 
- Edson Felix
www.facebook.com/apaixonadosporjesus
www.twitter.com/ApaixsPorCristo
 

veja também