MENU

2012 - A "profetada" Maia e o Apocalipse segundo Hollywood

2012 - A "profetada" Maia e o Apocalipse segundo Hollywood

Atualizado: Sexta-feira, 27 Novembro de 2009 as 12

Recentemente assisti ao filme 2012 - O fim do mundo. Esse é o novo longa, do alemão Roland Emmerich. O diretor é o mesmo do "O dia depois de amanhã" e "Independence day". O filme que estreou nos cinemas dia 13 de novembro é uma aventura épica sobre uma hecatombe global que resulta no aniquilamento da civilização humana e conta o esforço heróico dos sobreviventes.

Apesar do tema apocalíptico, o filme é puro entretenimento e especulação dos movimentos da Nova Era. Obviamente recheado de princípios de teorias da conspiração e livros perdidos, além da famosa profecia maia e detalhes fora do contexto do livro de Apocalipse. Isso serve para dar o "mote" do filme, que resulta em uma resposta do meio ambiente ao mal que o homem causa a si mesmo e ao mundo.

Enfim, apesar da super-produção hollywoodiana, o filme é só alarmista, o mundo não vai acabar em dezembro de 2012. O mundo está acabando diariamente e sistematicamente estamos nos prejudicando pela falta de respeito ao meio ambiente e ao próprio homem. Estamos vivendo na sociedade mais egoísta e centralizada em suas ambições, do que em qualquer outra época da humanidade. Mas o fim do mundo, não é o fim de tudo.

Para os Maias, o fim do mundo aconteceu em 1500, com a chegada dos colonizadores espanhóis liderados por Hernan Cortez. Os Maias e Astecas são historicamente conhecidos por se basearem em profecias e serem péssimos em suas interpretações. Sua civilização terminou exatamente por pensarem que os colonizadores espanhóis fossem a reencarnação de seu Deus. Nunca haviam visto cavalos, armaduras e armas de fogo, e concluíram serem os colonizadores alguma espécie de poder divino. Entregaram-se sem lutar, e deram todo o ouro para os espanhóis.

Especulações a parte, a Bíblia conclui que o final do mundo chegará de fato, ninguém sabe o dia ou a hora, mas chegará para os incrédulos, para os que negam e para aqueles que não aceitam, nem compreendem a salvação em Cristo. Para nós, os que cremos, o fim será apenas o re-começo de um Reino soberanamente governado por Jesus Cristo, aqui mesmo nesta terra. O fim do mundo não é o fim de tudo.

Em relação a "Profetada Maia", em 2013, continuaremos existindo, encarnados ou não, e Deus estará conosco onde estivermos. Pelo menos com aqueles que não dependem de profecias para enxergá-lo no aqui e agora. Mas o melhor, é que teremos em 2014 a Copa do Mundo no Brasil, e Deus não nos fará a desfeita de ver os argentinos perdendo na final pro Brasil, em pleno Maracanã.

A Deus toda a Glória.

Pr. Bruno dos Santos

Pr . Bruno dos Santos é português, 35 anos, teólogo e professor nas áreas de Novo Testamento e Teologia Sistemática. Escritor e Conferencista nas áreas de liderança e vida cristã. Colunista do Portal Guia-me. Exerce sua atividade pastoral na ONG Conexão Vida, na Zona Leste da Cidade de São Paulo, e é casado com Silvia Regina, tem três filhos: Lucas, Laís e Ana Luiza.

Site Recomendado:

www.conexaovidaonline.blogspot.com

veja também