MENU

EXOTEOLOGIA - A Bíblia e os extraterrestres! Você crê nisso?

EXOTEOLOGIA - A Bíblia e os extraterrestres! Você crê nisso?

Atualizado: Terça-feira, 27 Outubro de 2009 as 12

Muitos assuntos que hoje fazem parte da realidade dos debates nas igrejas evangélicas são sempre e primeiramente abordados em rodas acadêmicas, dentro de seminários e congressos teológicos. Formados a partir de muita especulação teológica, estes temas alcançam maior flexibilidade e se alcança uma maior compreensão. Um destes temas é a EXOTEOLOGIA, uma teologia que preocupa-se com a existência de vida no cosmos. Isso mesmo uma teologia extraterrestre.

Esta preocupação esta relacionada as recentes teorias sobre a criação do universo e a soberania de Deus sobre o Cosmos. Em 2001, o então diretor do Observatório Vaticano, George Coyne, disse estar convencido da existência de vida extraterrestre e garante que é "uma loucura" pensar que o homem possa estar só no Universo. "O Universo é tão grande que seria uma loucura pensar que nós somos uma exceção", Coyne em uma entrevista ao jornal milanês Corrieri della Sera, quando destacava que "a cada dia são acumulados novos dados que fazem pensar na possibilidade de formas de vida diferentes às existentes na Terra".

Alguns setores da Igreja consideram negativo debater ou estudar questões que podem gerar mais perguntas do que respostas. Na realidade, não existe obrigatoriamente uma contraposição entre as versões sobre a origem do Cosmos que a Bíblia oferece e as versões mais atuais defendidas pela Ciência. Sabemos que as Sagradas Escrituras e a Teologia se aprofundam em como Deus criou o Universo, mas compete aos cientistas e a sua "curiosidade insaciável" responder as muitas incógnitas que ainda não foram resolvidas, entre elas a possibilidade de formas de vida extraterrestre.

Querendo trabalhar um pouco mais este conceito, o da vida fora da terra. Convido você a comentar sobre isso neste espaço. E nos próximos dias trabalharmos juntos este tema tão rico e interessante, afinal: "O Senhor teria restringido certamente sua glória apenas a este planeta? Participe com o seu comentário!

Bruno dos Santos

Pr. Bruno dos Santos é português, 35 anos, teólogo e professor nas áreas de Novo Testamento e Teologia Sistemática. Escritor e Conferencista nas áreas de liderança e vida cristã. Colunista do Portal Guia-me. Exerce sua atividade pastoral na ONG Conexão Vida, na Zona Leste da Cidade de São Paulo, e é casado com Silvia Regina, tem três filhos: Lucas, Laís e Ana Luiza.

Site Recomendado:

www.conexaovidaonline.blogspot.com

veja também