O avivamento da mediocridade

O avivamento da mediocridade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Não consigo assistir à TV ou ouvir rádios evangélicas sem perceber a enxurrada de baboseiras que inundam a cabeça dos crentes e fomentam um evangelho de segunda categoria, onde a experiência é que dita a espiritualidade, onde o testemunho sobressai à ética, e onde a "unção" é mais importante do que a razão.

Esta alienação das pessoas que ouvem o evangelho é grandemente explicada pelo triste fato de que nem sempre é o evangelho que elas ouvem, quando vão aos lugares de culto; falta-lhes aquilo que mais as suas almas carecem. Um evangelho genuíno.

Não há dúvida que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação. Este estado em última análise deve-se ao fato de relativizar nossa compreensão do evangelho bíblico. Sem perceber durante os últimos cem anos trocamos o evangelho por outro que, embora lhe seja semelhante quanto a determinados pormenores, trata-se de algo inteiramente diferente.

Mas você pode questionar, por que o evangelho mudou? Simples: Porque mudamos os nossos interesses! O antigo evangelho glorificava a Deus, o "novo evangelho" glorifica o homem, e torna Deus seu servo.

Não podemos mais fingir que a igreja vai crescendo plenamente na graça e no conhecimento, pois é fato que ela está crescendo, mas não sei no que ela está se transformando.

Portanto, o avivamento que estamos vendo nada tem a ver com o avivamento esperado por Deus em sua Palavra, que torna o homem servo, humilde, pensador e crítico do mundo. Antes o avivamento que está acontecendo é uma celebração da ignorância espiritual e intelectual. Tornando o homem escravo de suas próprias vontades, de um falso evangelho que o torna amigo do mundo e inimigo de Deus. Um evangelho medíocre, produzindo o avivamento da mediocridade. Um evangelho que me lembra a advertência do profeta Oséias:

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos". (Oséias 4:6 - Versão NVI)

Soli Deo Gloria

Pr. Bruno dos Santos

Pr. Bruno dos Santos é português, 35 anos, teólogo e professor nas áreas de Novo Testamento e Teologia Sistemática. Escritor e Conferencista nas áreas de liderança e vida cristã. Colunista do Portal Guia-me. Exerce sua atividade pastoral na ONG Conexão Vida, na Zona Leste da Cidade de São Paulo, e é casado com Silvia Regina, tem três filhos: Lucas, Laís e Ana Luiza.

Site Recomendado:

www.conexaovidaonline.blogspot.com

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições