Revelation - tion, profetation - tion, decretation - tion, enganation - tion

Revelation - tion, profetation - tion, decretation - tion, enganation - tion

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A música Rebolation-tion, do grupo Parangolé, tem sido o maior sucesso dos últimos tempos, e virou febre no carnaval com um hit pobre e uma mistura de português com inglês (meu sábio amigo Gideon - Betesda, sempre dizia: "Não existe nada tão ruim que não possa ser piorado"), a canção frequentou o repertório de todas as bandas e cantores badalados da Bahia.

Esse tipo de sucesso, gerado para alavancar modas, dinheiro e baixaria cultural já é artimanha conhecida do mercado midiático, que invade todos os redutos para tornar a moda conhecida, mas da mesma forma que veio, vai! E isso é coisa bem brasileira. Nossa identidade é não ter identidade, é o país multicultural, que apoia a diversidade (termo esse que os gays estão estigmatizando), mas contradições como essas não estão apenas no mercado da mídia carnavalesca, senão nos mais diversos rincões do “mundo gospel”.

Recentemente assustei-me com um pastor (sinceramente não vi nem seu nome, nem ministério), zapeando minha tevê, que num dado momento de sua pregação, ele disse pra platéia: "Acabei de receber uma Revelation fresquinha do alto!" - E pensei: O que isso minha gente? A moda do Parangolé chegou no meio evangélico!

E minha fértil imaginação já imaginou a festa do Revelation - tion, da profetation - tion, do decretatio - tion, do prosperatio - tion, e de tantas outras modas passageiras que são criadas para enfraquecer a espiritualidade evangélica e arrancar-lhe a identidade cristã.

Essas modas passageiras do mercado gospel das contradições é o maior mal que causamos para a nossa espiritualidade, sei que são modas que vem e vão no nosso meio, mas seu propósito é nos descaracterizar e enfraquecer fundamentos, e saiba, o que aparece na mídia é aquilo que é ruim. Tenho certeza que sermões como o da montanha já não surtiriam efeito em nossa geração, sedenta de novidades e de modas que "peguem", ainda que o conteúdo seja inapropriado.

Modas a parte, saiba que tudo isso é enganatio-tion. Vigia irmão!   

Bruno dos Santos

Pr . Bruno dos Santos é português, 35 anos, teólogo e professor nas áreas de Novo Testamento e Teologia Sistemática. Escritor e Conferencista nas áreas de liderança e vida cristã. Colunista do Portal Guia-me. Exerce sua atividade pastoral na ONG Conexão Vida, na Zona Leste da Cidade de São Paulo, e é casado com Silvia Regina, tem três filhos: Lucas, Laís e Ana Luiza.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições