MENU

Inteligência Relacional - gerando relacionamentos saudáveis (Parte I)

A saúde dos meus relacionamentos interpessoais decide meus níveis de sucesso ou fracasso!

fonte: Guiame, Clodoaldo Massagli

Atualizado: Terça-feira, 30 Abril de 2019 as 1:04

(Foto: Reprodução/Ciotechie)
(Foto: Reprodução/Ciotechie)

Gostaria de fazer uma pergunta para você: Você conhece pessoas que possuem menos competência que você? Que possuem menos habilidades e formações que você? Que possuem menos experiências que você? Porém mesmo possuindo menos competências, habilidades, formações e experiência que você, os resultados destas pessoas hoje são melhores que os seus resultados?

Conhece?

E você já se perguntou por que isso acontece?

Talvez o motivo dos resultados destas pessoas, que não possuem todas as habilidades e competências que você possui, serem melhores que os seus resultados seja porque elas conseguem se conectar com as pessoas melhor que você!!!

Sim!!! As pessoas são as respostas!!!

Tudo o que precisamos, sempre estará na dependência de uma outra pessoa. Por exemplo: Se eu quero ter uma família feliz, eu dependo do meu cônjuge e filhos para isso! Se desejo ter um negócio de sucesso, dependo dos meus colaboradores para produzirem e das pessoas para consumirem meus produtos e serviços.

O ser humano possui algumas necessidades básicas, tais como: ser amado, ser respeitado, ser reconhecido, ser perdoado. E estas necessidades básicas somente podem ser atendidas por uma outra pessoa! E sabe qual é a fonte desta dinâmica? O Céu! Foi Deus que nos fez interdependentes!

O nosso estado de felicidade, o sucesso pessoal e profissional dependem de uma forma muito poderosa da habilidade de construir relacionamentos saudáveis.

A saúde dos meus relacionamentos interpessoais decide meus níveis de sucesso ou fracasso!

Quantas oportunidades e pessoas preciosas perdemos simplesmente porque não soubemos lidar com determinadas situações relacionais, é muito comum perdermos o relacionamento com pessoas incríveis e que foram importantes na história da nossa vida porque, em algum momento, vivemos conflitos com estas pessoas.

Quando não conhecemos as pessoas, prejudicamos nossos relacionamentos, por isso precisamos conhecer as pessoas na sua essência, conhecê-las além do que dizem a respeito de si.

Isto é Inteligência Relacional - A capacidade de gerar, aperfeiçoar, desenvolver e manter relacionamentos interpessoais saudáveis!

Ec 4:9-12 diz:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”

Por Clodoaldo Massagli, pastor, psicanalista, Master Coach, empresário. Diretor do ICC - Instituto Cristão de Coaching e autor dos livros “O Céu Disse Sim”, “Aviva, O grito do Corpo de Cristo” e “Sim, Eu Posso ter Resultados Extraordinários”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também