Entenda o livro de Crônicas

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 19 de maio de 2025 às 18:07
(Imagem ilustrativa gerada por IA)
(Imagem ilustrativa gerada por IA)

Ao contrário do que muitos leitores da Bíblia pensam, o livro de Crônicas não é uma simples repetição dos fatos já descritos nos livros de Samuel e Reis.

Segundo a tradição judaica, os livros de 1ª e 2ª Crônicas foram escritos por Esdras com o objetivo de resgatar a história do seu povo, descrevendo os acontecimentos históricos em “ordem cronológica”.

Esse resgate da história seria um meio de voltar aos ensinamentos e adoração a Deus após o tempo em que o povo passou no cativeiro babilônico.

Estudar os livros de Crônicas, vai nos ajudar a entender a história do povo de Deus desde Gênesis até a época do rei Ciro da Pérsia.

O primeiro livro começa com a genealogia do povo de Israel, desde Adão até os descendentes de Saul, passando a contar a história do rei Davi e todas suas conquistas como líder em seus 40 anos de reinado. Logo após, vem a história do rei Salomão.

O segundo livro fala da construção do Templo, sobre o reino dividido e termina com a queda de Jerusalém pela Babilônia.

A história contada 100 anos depois

Depois dos escritos em Samuel e Reis, 100 anos depois, a perspectiva histórica do povo de Israel mudou. A sucessão de grandes potências mundiais, como Assíria, Egito, Babilônia e Pérsia, fez com que Israel fosse influenciado por culturas estrangeiras.

Esdras recontou a história por um ângulo diferenciado. Ele mostrou sua preocupação quanto à identidade do povo de Deus. A estrutura dos livros está baseada na necessidade de adorar ao Criador e Esdras aponta para o perigo de se desviar do caminho certo.

Seu alerta é um grito para acordar o povo de Deus e um aviso de que não é possível ter uma identidade no céu quando alguém prioriza a entidade política, a força militar ou o poder econômico.

O povo de Deus precisa entender que é uma congregação santa vivendo uma cultura baseada no Reino de Deus, mesmo vivendo na Terra.

Quem lê Crônicas com a lente certa, ou seja, com a cosmovisão cristã, vai entender que os livros servem para nos manter atentos sobre todas as questões de fé e prática da adoração ao Deus Eterno.

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Malaquias em 1 minuto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições