Cris Beloni

Cris Beloni

Cris Beloni, jornalista, pesquisadora e escritora. Lidera o Movimento Bíblia Investigada e ajuda pessoas no entendimento bíblico e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise

Grandes mulheres são forjadas por grandes provações

Série Aprendendo com as Mulheres da Bíblia.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quarta-feira, 9 de julho de 2025 às 19:44
(Imagem ilustrativa gerada por IA)
(Imagem ilustrativa gerada por IA)

Livre-se das tentações e vença as provações

“Feliz é aquele que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: 'Estou sendo tentado por Deus'; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, que o atrai e o seduz. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. (Tiago 1.12-15)

Eva e a mulher deste século: Conexões que duram milênios

A história de Eva pode parecer distante e milenar, mas, se olharmos com atenção, veremos que o coração humano não mudou nada. Assim como Eva, nós, mulheres deste século, enfrentamos vozes que sussurram dúvidas, tentações que prometem o que não podem cumprir, e provações que testam nossa fé até o limite.

Notícias diárias nos mostram a busca incessante por felicidade, prazer e controle, muitas vezes, por atalhos perigosos. As pressões da sociedade, a comparação constante nas redes sociais, as promessas de 'vida perfeita' — tudo isso ecoa o mesmo apelo que a serpente fez a Eva: 'Seja como Deus, tenha mais, saiba mais, faça o que te faz sentir bem, agora!' Algumas coisas nunca mudam, não é mesmo?

Sobre Eva

A meta deste estudo não é julgar Eva, mas aprender com ela. Podemos edificar nossas vidas com verdades profundas da Bíblia, dar respostas às dúvidas que nos afligem e trazer bálsamo às dores femininas que, muitas vezes, carregamos em silêncio. Entender a história de Eva é entender um pouco mais sobre nós mesmas e sobre como podemos viver uma vida de vitória em Cristo.

Eva, cujo nome significa "mãe de todos os viventes" (Gn 3.20), foi a primeira mulher criada por Deus. Ela não foi formada do pó da terra como Adão, mas de uma de suas costelas (Gn 2.21-22). 

Isso a estabelece como um ser único, criada para ser "auxiliadora idônea" para Adão, parte integrante da humanidade, em perfeita comunhão e íntegra para complementá-lo. Ela viveu no Jardim do Éden, um lugar de abundância, paz e comunhão direta com Deus, sem conhecimento do mal ou da vergonha.

Pontos fortes e fracos de Eva

Com base nos livros Mulheres da Bíblia, de Ann Spangler & Jean E. Syswerda e Mulheres da Palavra, de Jen Wilkin, que exploram o caráter das personagens bíblicas, Eva apresenta os seguintes pontos:

Pontos Fortes: comunhão íntima com Deus, curiosidade, co-administradora do Éden.

Pontos Fracos: Vulnerabilidade ao engano, desobediência, influenciabilidade e culpa.

Contexto e curiosidades

A história de Eva, contada no livro de Gênesis, nos ensina sobre a origem do pecado, da dor e da separação de Deus. Não havia ainda uma “cultura humana”, mas a cultura divina da perfeição, inocência e dependência total do Criador. A história tem um significado profundo e nos revela verdades atemporais.

Tentação e Provação

Ao falarmos de Eva, automaticamente, falamos da tentação. Eva não foi provada, ela foi tentada, assim como nós somos até os dias atuais. A tentação é o caminho do pecado e Tiago fala da genealogia do pecado: 

“Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Ou seja, tudo começa na cobiça, no olhar, no desejo, na mente e nos sentimentos. Uma vez que o sentimento domina o coração, a ação se concretiza (que é o ato de pecar) e na sequência vem a morte espiritual. A cobiça é mãe do pecado e avó da morte. 

Provação Tentação

vem de Deus vem de nós (cobiça), do mundo (sedução) ou do diabo

para o nosso bem para o nosso mal

para construir para destruir

para aperfeiçoar para deturpar

para aprovar para reprovar

Solução

Pedir sabedoria a Deus para suportar com perseverança. 

TENTAÇÃO é uma “tentativa” que vem do inimigo (ou da nossa própria carne/desejos pecaminosos) com o objetivo de nos fazer cair, pecar, nos afastar de Deus. Ela apela para nossos pontos fracos, oferecendo prazer ou benefício imediato com consequências espirituais negativas. O diabo tentou Jesus (Mateus 4), e Eva foi tentada pela serpente.

Tiago 1.14: "Cada um, porém, é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."

PROVAÇÃO vem de Deus (ou permitida por Ele) com o objetivo de fortalecer nossa fé, purificar nosso caráter, nos ensinar a depender Dele e nos preparar para algo maior. É uma oportunidade para crescer. Jó passou por uma provação, e Jesus foi provado no deserto pelo Pai para testar Sua obediência e dependência.

Tiago 1.2-3: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que a prova da sua fé produz perseverança."

Lições de Eva para as mulheres deste século:

1. Cuidado com a dúvida e o engano: Eva foi enganada porque começou a duvidar da Palavra clara de Deus. Hoje, somos bombardeadas por 'verdades' alternativas e vozes que questionam os princípios bíblicos.

2. O perigo da cobiça e do desejo imediato: Eva viu que o fruto era "bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento". Quantas vezes caímos em tentações que prometem prazer ou conhecimento imediato, sem considerar as consequências a longo prazo?

3. A importância da responsabilidade pessoal: Não podemos culpar as circunstâncias, os outros ou o diabo por nossas escolhas erradas. A história de Eva nos lembra que a decisão final é nossa.

4. Deus deseja a liberdade, não o cativeiro: Embora Eva tenha caído, a história da redenção começa logo após, com a promessa de um Salvador (Gênesis 3.15). Isso nos mostra que Deus sempre provê um caminho de volta e de vitória sobre as consequências do pecado.

Aplicação prática

Fomos criadas à imagem de Deus, com um propósito glorioso. Não permitam que as tentações e provações deste mundo desviem seu olhar do Criador. Lembrem-se que em Cristo, vocês têm autoridade para vencer o engano e a força para perseverar na provação.

Desafio

Escolha uma área da sua vida onde você se sente mais vulnerável à tentação (pode ser comparação, fofoca, consumo excessivo, procrastinação, etc.). Durante esta semana, sempre que essa tentação surgir, recite em voz alta Tiago 1.12-15 e declare: 'Em nome de Jesus, eu não serei tentada a pecar, mas escolho vencer esta provação pela minha fé no Senhor!' Observe a diferença que a Palavra e a obediência fazem.

E lembre-se: GRANDES MULHERES SÃO FORJADAS POR GRANDES PROVAÇÕES!

Próximo estudo

Vamos mergulhar na vida de uma mulher que duvidou, mas viu a promessa de Deus. Ela venceu a incredulidade. E você? É uma mulher que duvida? Quer ter mais fé? Continue acompanhando a Série Aprendendo com as Mulheres da Bíblia!

Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Leia o artigo anterior: Marcos em 1 minuto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições