Por que Jesus escreveu no chão com o dedo enquanto era interrogado por mestres e fariseus?

Texto dentro do contexto.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: terça-feira, 2 de maio de 2023 às 16:34
(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

“Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo”. (João 8.6)

Vamos ao contexto

O capítulo 8 do livro de João diz que Jesus estava no Templo, onde as pessoas se reuniram para aprender com Ele. Naquele instante, apareceram de surpresa os mestres da lei e os fariseus com uma mulher que havia sido pega em flagrante no ato do adultério.

Ela foi obrigada a ficar em pé diante de todos. O homem com quem ela estava, porém, não parece ter sido arrastado para a humilhação como ela foi. A questão é que os homens queriam apedrejá-la e aproveitaram a ocasião para testar Jesus.

Eles usaram como argumento que a penalidade do apedrejamento fazia parte da lei de Moisés. Ao ser questionado sobre isso, porém, Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão. O que isso significou para as pessoas daquela época?

‘Aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra’

Em primeiro lugar, aqueles homens estavam dispostos a armar uma cilada para Jesus. Casos de adultério eram julgados nos tribunais, mas os escribas levaram o caso para Ele.

Se Jesus concordasse com o apedrejamento seria acusado pelo governo romano — única autoridade que poderia sentenciar uma pessoa à morte. Naquela época, nenhum tribunal judaico fazia isso. E, se Jesus inocentasse a mulher seria acusado por transgredir a Lei de Moisés e isso o desqualificaria como mestre entre os judeus.

(Foto: FreeBible)

Mas, Jesus respondeu à pergunta dos fariseus e mestres com sabedoria — aquele que não tivesse pecado algum poderia ser o primeiro a atirar a pedra na mulher. E, mais uma vez, ele escreveu no chão.

Todos aqueles acusadores foram embora, começando com os mais velhos. A mulher também partiu sem a condenação e Jesus disse para que ela abandonasse a vida de pecado.

Nessa cena, vimos que os mestres e os fariseus estavam impregnados da lei, mas não a cumpriam à risca. Veja:

“Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel”. (Deuteronômio 22.22)

“Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados”. (Levítico 20.10)

Lição sobre a misericórdia

Logo, concluímos que o amor e o zelo pela palavra de Deus não eram tão reais quanto eles diziam. Aqueles homens estavam competindo entre eles para ver quem era o “mais entendido na lei”. Isso significa que o amor que sentiam por si mesmos era muito maior que o amor a Deus.

Ao dizer “aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra”, Jesus estava ensinando a misericórdia. Sempre que olhamos para dentro de nós, percebemos que também somos pecadores e que não devemos julgar os outros, independente da categoria do pecado.

“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?”. (Tiago 4.11,12)

Vale lembrar também que o fato de Jesus perdoar o pecado daquela mulher não implica em nenhum tipo de injustiça, já que Ele próprio morreu numa cruz pelos pecados de toda a humanidade.

Por que Jesus escreveu no chão?

Alguns teólogos especulam que Jesus escreveu na areia ou no pó para dar um tempo de reflexão aos acusadores, enquanto outros relacionam a ação de Jesus ao cumprimento do que está escrito em Jeremias 17.13:

“Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva”.

Para o pastor Lamartine Posella, Jesus nunca fez nada de maneira aleatória: “Ele sempre cumpriu as Escrituras”.

A profecia em Jeremias 13, conforme diz Posella, aponta para a perdição daqueles que abandonam Jesus, descrito no texto como “a fonte de água viva”. E aqueles judeus estavam, de fato, rejeitando o Messias.

Ter “o nome escrito no pó” significa ser destinado à morte, como nos mostra o texto em Eclesiastes 12.7: “O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

A Bíblia também diz: “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”. (Gênesis 3.19)

Isso é o contrário de ter o nome escrito “no céu” como especifica Lucas 10.20, no “Livro da Vida do Cordeiro” como diz Apocalipse 21.27 ou ainda no “Livro da Vida”, escrito em Apocalipse 3.5.

Jesus estava mostrando aos homens que eles haviam se perdido de Deus e que estavam bem distantes da verdadeira lei que deveria ser usada para fazer justiça e não o contrário. Eles agiram como “homens terrenos” e não “espirituais”.

“Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível”. (1 Coríntios 15.48-50)

Jesus misturou suas palavras com suas ações — enquanto escrevia no pó, mostrava que aqueles homens estavam desviados por terem abandonado o Criador e o Deus de amor.

(Foto: FreeBible)

Para finalizar, veja o que diz o versículo posterior a Jeremias 17.13:

“Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo”. (Jeremias 17.14)

Que Jesus também nos ensine a tratar as pessoas com misericórdia, a olhar primeiro para os nossos pecados, antes de acusar alguém e que tenhamos seus mandamentos em nosso íntimo, nas tábuas do nosso coração. A Bíblia diz que se obedecermos à Sua Palavra teremos o nome escrito no Livro da Vida. Que assim seja, amém!

E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Dar o sagrado aos cães ou atirar pérolas aos porcos pode ser ofensivo. Tome cuidado!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições